Opinião

Orgulhosamente de Leiria

9 out 2021 15:45

Acredito que seja esta a melhor bandeira de Leiria - o amor dos seus habitantes

Não querendo colocar em segundo plano as histórias passadas em tempos de reis e rainhas, nem esquecer obviamente o nosso Castelo lá no alto, a verdade é que o melhor porto seguro da cidade de Leiria e a sua melhor marca é a paixão dos seus fiéis habitantes.

A grande maioria dos leirienses sofre daquela espécie de cegueira crónica e orgulho infinito pela sua cidade onde, sem qualquer pingo de vergonha e elevada firmeza na voz, consegue afirmar, em qualquer ponto do mundo, que Leiria é provavelmente a melhor cidade.

Falar de Leiria é como falar de alguém que se ama muito e que aos nossos olhos não existe nada mais bonito.

O leiriense sente um enorme orgulho em dizer de onde vem e sempre que lhe pedem para descrever a sua cidade ele consegue transformar qualquer canto escuro de uma ruela perdida na aguarela mais perfeita e colorida de sempre.

A cidade é pequena, mas o tamanho por si só não justifica tamanha paixão.

Talvez seja pelo desenho da sua arquitetura urbana e não só, onde as pessoas, sejam elas residentes no centro ou nas aldeias e vilas mais próximas, são levadas a criar laços e relações de enorme proximidade, o que acaba por trazer uma profunda identidade com a cidade e com a sua envolvência.

O leiriense fala do seu castelo, da sua praça e da sua rua direita como se de um filho se tratasse e olha para a Praia do Pedrogão como a mais bonita de sempre, mesmo com aquela anarquia selvagem e desenfreada de betão à beira mar.

Um forte vínculo emocional com todos estes espaços e outros dispersos pela cidade. A razão deste forte laço é que todos os locais são feitos de memórias que perduram dentro de cada um de nós.

O leiriense assume-se como adepto da sua cidade e mesmo aqueles que já aqui não vivem acabam por deixar sempre uma porta aberta para um futuro regresso.

Acredito que seja esta a melhor bandeira de Leiria - o amor dos seus habitantes.

São eles que mais protegem a sua cidade e a acarinham como ninguém. São eles que a transportam para um patamar superior e fazem dela uma cidade melhor para se viver.

Apaixonado que se preze devia ser “obrigado” a ser um cidadão de voz ativa para transformar Leiria numa cidade melhor.

Todos fazemos parte desta construção que se quer repleta de memórias para contar e escrever.

Somos, por isso mesmo, os mais responsáveis por passar este sentimento às gerações futuras, mostrando-lhes a cidade e a sua cultura e contando-lhes as nossas histórias vividas dentro dela.

Só assim, criando uma forte relação e uma identidade sólida com a cidade, poderemos ambicionar ao respeito e a uma ligação verdadeiramente emocional entre Leiria e os seus habitantes mais novos.

A verdadeira beleza de Leiria está na paixão, respeito e orgulho que os leirienses sentem pela sua cidade.

Façamos disso a nossa bandeira e continuemos a amar Leiria.

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990