Opinião

Não faz sentido ser contra a globalização

9 mai 2022 15:45

Os países mais ricos têm sido os principais beneficiados pela globalização

A globalização é um conceito complexo de definir, visto não existir uma definição universalmente aceite, no entanto pode-se considerar a globalização como um processo de maior interdependência e interconexão entre países e regiões do globo, de tal forma que acontecimentos em uma parte do mundo podem ter repercussões em destinos muito distantes.

O fenómeno da globalização tem permitido às empresas, principalmente no século XX e nas primeiras décadas do seculo XXI, a produção e a comercialização dos seus produtos e serviços a uma escala global.

Devido à convergência de gostos de preferências dos consumidores e a uma maior tendência para a adoção de padrões de consumo semelhantes, desde regras para o comércio e até padrões éticos por cada vez mais países, a globalização é um fenómeno presente na maioria dos países do globo.

Os desenvolvimentos nos sistemas de comunicação, das tecnologias da informação e dos meios de transportes aceleraram o processo da globalização.

Também a abertura dos mercados dos antigos membros do Pacto de Varsóvia e da China fizeram com que a integração económica e cultural entre regiões e países de diferentes pontos do globo fosse uma realidade.

Importa referir que o processo de globalização ocorre em diferentes escalas e com consequências distintas entre os países.

Os países mais ricos têm sido os principais beneficiados pela globalização muito por meio das suas empresas multinacionais com as suas subsidiárias espalhadas um pouco por todo o mundo.

As multinacionais aproveitam um conjunto de vantagens que os países em desenvolvimento lhes proporcionam, como mão de obra barata, isenção de imposto, doação de terreno e acesso a recursos naturais a valores muito mais baixos que no seu país de origem.

No entanto, atribuir à globalização o aumento significativo das desigualdades entre os países nas últimas décadas não é razoável.

As disparidades económicas, tecnológicas e sociais entre os países são resultado de políticas erradas e até criminosas dos principais líderes mundiais.

No fundo, o processo de globalização tem contribuído de maneira direta e indireta para a diminuição da pobreza no mundo.

Por exemplo, sem as multinacionais na Ásia Central certamente o número de pessoas a viver na miséria seria superior.

Culpar o processo de globalização pelos quase dois mil milhões de pessoas que sobrevivem com menos de um dólar por dia é meio caminho para não se encontrarem soluções mais justas e equilibradas para a humanidade.

Não estará o problema antes no uso dos recursos do planeta por uma pequena percentagem da população mundial?

Como é possível que 25% da população do mundo seja responsável pelo consumo de 80% dos recursos extraídos da natureza.

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990