Opinião

Jornadas Europeias do Património 2022

17 set 2022 21:45

São uma excelente oportunidade para nos focarmos no papel que cada comunidade desenvolve em redor do seu património

Com a coordenação nacional da DGPC (Direção-Geral do Património Cultural) as entidades públicas, privadas, coletivas e individuais foram convidadas a organizar iniciativas que promovam o património, para que as mesmas fossem inseridas nas Jornadas Europeias do Património 2022 (JEP 2022).

Esta iniciativa anual, da responsabilidade do Conselho da Europa e da União Europeia, envolve mais de 50 países, com o intuito de sensibilizar os povos europeus para a importância da salvaguarda do património.

Cada país é responsável por elaborar um programa que se deve realizar em setembro.

No presente ano será de 23 a 25, subordinado ao tema Património Sustentável, explorando que medidas podem ser tomadas para proteger o “rico e diversificado património cultural europeu”.

Na nossa região, nos diferentes concelhos, são imensas as iniciativas programadas no âmbito das JEP 2022.

Basta estarmos atentos ao que vai sendo divulgado, com destaque para as plataformas online, e teremos uma lista inúmera com as mais variadas iniciativas dentro do tema escolhido para o presente ano.

A nível europeu são mais de setenta mil atividades durante os três dias.

As JEP 2022 são uma excelente oportunidade para nos focarmos no papel que cada comunidade desenvolve em redor do seu património, seja ele material ou imaterial, e consequente processo de construção de um futuro mais sustentável.

Esta iniciativa é um distinto convite para que cada cidadão tenha um papel mais ativo na descoberta do património, este como herança cultural comum e base de uma identidade cultural que deve ser valorizada, promovida e fator de afirmação de um património comum que resulta de uma diversidade de memória coletiva.

Assim, refletindo para o tema que é sugerido para o presente ano, fica o conselho para que cada um de nós seja ativo na celebração e salvaguarda do nosso património.

Que estes três dias sejam o mote para a referida meditação.

Que sirvam de plataforma para olharmos o património de outra forma e que este seja argumento de partilha de tradições que devem valorizar as boas práticas do passado que hoje nos dão a oportunidade de conhecer, como fator de soluções para o futuro das atuais e vindouras gerações.

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990