Opinião

Há Música na Cidade

3 out 2019 00:00

O JORNAL DE LEIRIA deixa, assim, o convite a todos para que se juntem ao Há Música na Cidade no sábado, ajudando a fazer uma grande grande festa da música e de exploração do espaço público numa cidade que tem a ambição de ser grande na cultura.

Após quatro anos de interregno, o Há Música na Cidade regressa ao centro histórico de Leiria no próximo sábado, numa organização do JORNAL DE LEIRIA que tem a Câmara de Leiria como co-organizadora.

Respeitando a ideia original, o programa continuará a apostar na diversidade de linguagens musicais, privilegiando projectos da região de Leiria, sem, no entanto, fechar portas a músicos de outras paragens.

Também a descoberta do centro histórico através da música foi, mais uma vez, uma preocupação da organização na delineação do programa, que, de edição para edição, foi sempre procurando novos espaços para os espectáculos, explorando aquilo que muitas vezes passa despercebido no dia-a-dia e ‘obrigando’ o publico a conhecer melhor a sua cidade.

Por último, cumprindo mais um objectivo inicial, o Há Música na Cidade juntará músicos profissionais e amadores, mas também jovens estudantes que estão a dar os primeiros passos nesta arte, possibilitando-lhes uma experiência diferente nos seus percursos.

Correndo o risco de advogar em causa própria, o JORNAL DE LEIRIA sente que o Há Música na Cidade é um evento que deixou a sua marca em Leiria e que é com bastante expectativa que as pessoas olham para o seu ressurgimento, não percebendo bem o porquê da sua ausência por quatro anos.

Foi, de facto, um interregno demasiado longo para um festival que sempre mereceu o maior carinho dos artistas e grande adesão de público, além de ter um conceito pouco usual no nosso País.

A verdade é que também dentro do JORNAL DE LEIRIA a vontade sempre foi de avançar para mais uma edição, mas a conjuntura económica do País e as dificuldades que a comunicação social atravessa, foram adiando essa decisão, até que a dificuldade em dizer ´Não’ se sobrepôs à racionalidade da gestão dos resultados.

Desafiado por Paulo Lameiro, coordenador do grupo executivo da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, em 2027, o JORNAL DE LEIRIA não poderia ter outra resposta senão voltar a pôr na rua o Há Música na Cidade, iniciativa só possível de realizar pela grande generosidade dos músicos envolvidos, que participam mais pela paixão pela música e pela sua cidade, que pelos cachets simbólicos que, pela primeira vez, serão pagos.

Resta perceber como responderá a população ao regresso do Há Música na Cidade, num tempo em que Leiria tem inúmeras actividades de rua, ao contrário do que acontecia em 2009, data da sua primeira edição.

O JORNAL DE LEIRIA deixa, assim, o convite a todos para que se juntem ao Há Música na Cidade no sábado, ajudando a fazer uma grande grande festa da música e de exploração do espaço público numa cidade que tem a ambição de ser grande na cultura.

*director