Opinião

Com a verdade não se brinca

24 ago 2023 16:13

Duma assentada, e só na última semana, dois dos maiores intrujões de que há memória no exercício da política, recusam a verdade para propagandear as suas tenebrosas ideias

… assim me diziam eu era um gaiato e quando apanhado naquelas pequenas mentiras de criança que nunca atingiram proporção de infração grave. Quase sempre a punição ficava-se por uma palmada no traseiro para as mentiras menores; sabão ou pimenta na língua quando apontava o dedo a outro para que ficasse com a culpa do erro cometido; ou ainda uma confissão aos pés do padre quando, vá-se lá saber porquê, o pecadilho era visto pelos adultos como coisa gravosa e capaz de enfurecer as divindades, sem antes, claro está, ter cumprido penitência decidida na esfera dos humanos com uma surra mais dolorosa.

A assunção da culpa nem sempre era genuína, convenhamos, que a mais das vezes o que outros consideravam um erro cometido, me parecia ter sido a coisa certa a fazer. Contudo, aos poucos, lá ia entendendo que dizer verdade era assunto sério e que quando o fazíamos éramos tidos por pessoa de palavra, coisa que por esses tempos era tida como condição para sermos levados a sério pelos outros e com isso considerados pessoas de bem, independentemente da classe social a que pertencíamos.

Mais tarde, já rapazote, nos primeiros empregos, assisti a contratos que envolviam avultadas quantias serem firmados com um convicto e solene aperto de mão entre dois homens respeitáveis e esse gesto era quanto bastava para as partes confiarem entre si enquanto se olham olhos nos olhos. Mais tarde, já a puir fundilhos pelos bancos de Coimbra, um douto mestre falou-nos de um tal Foucault, homem sábio, que havia conjugado dois axiomas para o garante do pensamento e conhecimento: “Dizer Verdade” e “Contradizer é um dever”.

Lá fiquei com a lição aprendida e daí ter-me tornado o cético que me dizem ser hoje. Mas isto, como estava a tentar mostrar, era antes do tempo de agora onde a mentira parece ser condição primeira para o êxito. Duma assentada, e só na última semana, dois dos maiores intrujões de que há memória no exercício da política, recusam a verdade para propagandear as suas tenebrosas ideias.

Do lado de lá do Atlântico, Trump escala para além da mentira, reverte os factos e os seus mentecaptos correligionários ameaçam de morte quem de direito o confronta com atos ilícitos que praticou. Pasma-se a alma quando, contrariando toda a lógica, a sua popularidade parece aumentar por cada inverdade e ameaça proferida.

Por cá, o líder da mais insalubre extrema-direita, como não lhe bastava a amplificação que alguma comunicação social faz de cada ideia vomitada, resolveu apoderar-se da imagem de dois respeitados e credenciados canais informativos portugueses, Público e Renascença, nos quais aprendemos a confiar, e usurpando criminosamente essa imagem de credibilidade, fazer difundir mentiras carregadas do ódio que não esconde por quantos ele considera pessoas de não bem.

Tão difícil vai ser explicar aos mais novos que agora já não basta apenas dizer a verdade, que não chega não mentir, antes teremos que nos comprometer todos a ensiná-los a combater a mentira na sua forma mais vil que é a de colocar os homens contra outros homens.