Opinião

A melhor terapia pode ser um almoço com amigos

5 ago 2022 21:45

O mundo, sem travões, a sorrir e a descer para o triste abismo do isolamento

Existe uma entidade, não governamental, que regula o índice de felicidade da maior parte dos países e que nos informa também quais os locais no mundo onde as pessoas se sentem mais infelizes.

O bem-estar do dia-a-dia de uma pessoa está na grande maioria das vezes ligado ao nível de felicidade em que cada um de nós se encontra.

As relações familiares e o ambiente nos locais de emprego, onde passamos grande parte do tempo dos nossos dias, revelam-se fundamentais para que nos sintamos felizes e de bem com a vida.

Um dos maiores perigos a que todos estamos sujeitos chega-nos do invencível mundo tecnológico que nos atropela e que nos isola uns dos outros.

Podemos estar sozinhos em casa horas a fio mas o telemóvel dá-nos uma falsa sensação de que estamos perto de tudo e de todos.

Vemos uma fotografia no facebook do recente bebé dos nossos amigos que foram viver para o estrangeiro e emocionamo-nos sozinhos, encomendamos a comida que desejamos pela aplicação da moda e depois podemos pedir ao estafeta para deixar o saco à porta evitando assim a necessidade de cruzarmos olhares e nos cumprimentarmos.

Também podemos reunir com os nossos colegas através de um computador e evitar assim a chatice que é sair de casa num dia de chuva.

O mundo, sem travões, a sorrir e a descer para o triste abismo do isolamento.

Sem contacto, sem relações de afeto uns com os outros, o mundo fica menos empático e também mais infeliz.

Muitos de nós perdem a genuína alegria de viver e a depressão, velhaca como sempre é, começa a espreitar e a invadir o nosso espaço e a tomar conta dele.

Devemos ter a capacidade para inverter este triste caminho anunciado e obrigar-nos a deixar tempo nas nossas agendas para momentos de convívio que nos façam sentir mais felizes.

Uma das melhores terapias pode ser um simples almoço com os amigos onde nos podemos abraçar, sorrir olhos nos olhos, relembrar histórias do passado e contar os projetos para o futuro.

Partilhar com um amigo aquilo que nos preocupa também pode ajudar a ultrapassar um problema que afinal não era assim tão importante.

A amizade permite o desenvolvimento da empatia, elemento fundamental para criar pessoas e cidadãos estáveis, altruístas e humanistas e é um dos aspetos nobres das relações interpessoais.

Perto de um amigo sentimo-nos seguros e podemos ser nós sem barreiras e maquilhagem.

Talvez por isso um estudo realizado por especialistas da Universidade de Brigham e da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América, mostrou que pessoas com amizades sólidas tinham 50% de mais hipóteses de sobreviver a uma adversidade.

São demasiadas as evidências que demonstram os benefícios de convivermos mais vezes com pessoas de quem gostamos.

Ninguém pode negar a beleza que é uma mesa recheada de comida, vinho, família e amigos.

Está do nosso lado escrevermos a história das nossas vidas com mais momentos que nos fazem ser pessoas felizes.


Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990