Opinião

A importância dos Recursos Humanos no “novo normal”

22 mai 2020 12:34

20 de maio de 2020 – Dia Internacional dos Recursos Humanos

No caminho incerto para a recuperação da crise do coronavírus, uma coisa é certa: a capacidade de as empresas se adaptarem rapidamente a uma nova maneira de trabalhar será fundamental para se prepararem para o “novo normal”.

E isto constitui um grande desafio para os Recursos Humanos, cujo dia internacional se celebra hoje, dia 20 de maio.

Neste “voltar ao trabalho” temos contextos, por vezes, radicalmente alterados onde os colaboradores enfrentam novas responsabilidades.

Basta pensar no comércio e na restauração, por exemplo, onde há que aprender a atender e a interagir com os clientes de maneira segura e responsável.

O desafio é ainda maior quando a rapidez é essencial: muitos trabalhadores precisarão de assumir novas responsabilidades ou novos empregos, em questão de dias ou semanas.

É possível fazer transformações rápidas da força de trabalho para conseguir responder às novas necessidades.

As empresas que conseguirem converter as competências dos colaboradores de maneira prática, rápida e sustentável podem encontrar a sua resposta para a recuperação da crise.

Quais as medidas a implementar pelas empresas? Desde logo a aposta na formação pois o amadorismo e o bom senso não serão suficientes para ultrapassar os desafios com que as empresas se deparam.

Muito importante será também a identificação e eliminação de fatores de risco no trabalho, o desenvolvimento de uma cultura que fomente a saúde e o bem-estar dos trabalhadores (dado o contexto, muita atenção à saúde mental dos colaboradores) e a promoção constante do compromisso entre os colaboradores e a empresa.

E para os líderes, o coaching será uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional dado que permite a co-criação de novas possibilidades.

Estas medidas serão fundamentais para manter a união e o espírito de equipa que se gerou em muitas empresas, por parte dos seus colaboradores, essenciais para se conseguir ultrapassar os desafios.

Em síntese, as pessoas precisam de saber que não estão sozinhas, principalmente quando não têm certeza sobre o que está para vir.

Proporcionar uma experiência de formação prática e focada, e a construção de um sistema de suporte no trabalho, surgem como elementos fundamentais para o sucesso que se deseja.