Sociedade

Voluntários são sinónimo de “conhecimento, competência e profissionalismo”

31 ago 2017 00:00

Bombeiros têm formação inicial de 250 horas.

voluntarios-sao-sinonimo-de-conhecimento-competencia-e-profissionalismo-7064

Desengane-se quem pensa que os bombeiros voluntários em Portugal trabalham com amadorismo. A garantia é deixada por Jaime Marta Soares, que afirma que estes homens e mulheres são sinónimo de “conhecimento, competência e profissionalismo”.

Também Guilherme Isidro, comandante dos bombeiros de Ourém, considera que “os voluntários estão tão preparados como os profissionais no que à formação diz respeito”, embora admita que “os profissionais podem e devem estar melhor na questão do treino permanente e preparação técnica”.

O presidente da Escola Nacional de Bombeiros, José Ferreira, afirma que a formação que é dada não distingue profissionais de voluntários, pelo que reforça que os “bombeiros portugueses estão devidamente preparados e os profissionais não sabem mais do que os voluntários”.

A diferença, concorda, poderá estar na condição física. No entanto, José Ferreira informa que além da formação existe a instrução, que são os exercícios de simulação de situações reais. “Também é obrigatória e o responsável é o comandante de cada corpo de bombeiro.”

Aliás, o plano anual de instrução tem de ser entregue na Autoridade Nacional de Protecção Civil para garantir a operacionalidade e eficácia dos elementos. No mínimo, segundo José Ferreira, são obrigatórias 50 horas de instrução por ano.

“No nosso distrito sei que são realizados treinos operacionais, por vezes, envolvendo vários corpos de bombeiro

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ