Sociedade

Vive a norte de Leiria e sentiu dificuldade em chegar a casa ontem? A culpa é das obras no IC2 que começaram há 3 meses

8 jan 2020 10:17

Tráfego voltou a ser direccionado para dentro da Boa Vista e está a provocar filas com mais de dois quilómetros

vive-a-norte-de-leiria-e-sentiu-dificuldade-em-chegar-a-casa-ontem-a-culpa-e-das-obras-no-ic2-que-comecaram-ha-3-meses
Desde Setembro que o troço do IC2 está em obras, provocando atrasos para quem circula em ambos os sentidos
Jacinto Silva Duro

A empreitada de requalificação do IC2/EN1, entre Leiria (KM 126+536) e Boa Vista Norte (KM 131+000), levou ontem, novamente ao corte de trânsito de um dos sentidos de circulação no IC2, sentido Sul-Norte, entre o cruzamento Sul e o cruzamento norte da Boa Vista, redireccionando o tráfego em alternativa, por dentro da localidade, pela Rua Nossa Senhora das Dores.

O desvio volta a obrigar a cortes e condicionalismos na circulação automóvel e, desde ontem à tarde, que se formam longas filas, com grandes tempos de espera, entre o cruzamento do IC2 com a EN 109 (estrada da Figueira), em Leiria e o cruzamento Norte da Boa Vista.

A situação, hoje, mantém-se, embora a extensão da fila tenha sido reduzida para cerca de dois quilómetros.

Se quiser evitar o tempo de espera e a fila, a alternativa é entrar no IC36, a sul de Leiria e, daí, seguir até Pombal, pela A1.

No caso do trânsito local, as alternativas são a estrada das Quintas do Sirol ou a Zona Industrial da Cova das Faias.

O prazo estimado para execução dos trabalhos terá a duração de quatro dias, prevendo-se que terminem às 16 horas da próxima sexta-feira, dia 10 de Janeiro.

A obra de requalificação do IC2 iniciou-se no início de Setembro com o prazo de execução de 180 dias.

Segundo um comunicado da Câmara de Leiria, além dos constrangimentos para a população local, ficará também condicionado o acesso do trânsito proveniente da estrada das Moitas Altas e rua da Granja, Pinheiros, bem como do trânsito proveniente da Rua Nossa Senhora das Dores no acesso ao cruzamento Sul da Boa Vista, que pretenda aceder ao IC2 no sentido Sul-Norte, obrigando a proceder ao desvio para o Nó da COL, onde poderá proceder à inversão do sentido.

Investimento de 4,7 milhões

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir cerca de 4,7 milhões de euros em obras de requalificação no IC2, no concelho de Leiria, numa extensão de 4,5 quilómetros, que incluiu a construção de três rotundas, projecto anunciado em 2014, depois de uma marcha lenta que levou à colocação de um separador central entre a entrada para a A19 e o cruzamento da Ferrus, no IC2.

Além dos mortos registados até então neste troço, têm-se vindo a verificar acidentes com vítimas mortais nos cruzamentos da Boa Vista, sobretudo, quando os semáforos deixam de funcionar.