Economia

Vidreira Santos Barosa paga 1.109,50 euros no salário mais baixo

23 jan 2023 17:17

Aumento “repõe e valoriza o poder de compra”

vidreira-santos-barosa-paga-110950-euros-no-salario-mais-baixo
"Aumento mensal aplica-se durante o ano de 2023”, esclarece o sindicato
Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A empresa vidreira Santos Barosa, da Marinha Grande vai dar, a partir deste mês, um aumento de 103,25 euros no salário-base aos seus trabalhadores.

O anúncio foi feito em comunicado pela Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (Feviccom).

A organização sindical explica que, “com uma ampla participação e intervenção dos trabalhadores”, foi negociado no acordo de empresa um aumento de 103,25 euros no salário-base de todos os trabalhadores da Santos Barosa, “a partir do mês de Janeiro de 2023, além da actualização dos subsídios de refeição e de turnos”.

“O salário mais baixo da tabela salarial passa a ser 1.109,50 euros e o horário de trabalho nos turnos é de 35 horas semanais, conquistadas na contratação colectiva do setor há duas décadas”.

A federação, afecta à Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, assinalou que os 499 trabalhadores da Santos Barosa “têm contribuído, decisivamente, para a riqueza que tem sido criada ao longo dos anos”.

“O aumento dos rendimentos dos trabalhadores é imperioso, possível e determinante para assegurar maior crescimento económico, promover uma mais justa repartição da riqueza, aumentar a produtividade e incentivar a motivação laboral”, acrescentou.

A coordenadora da Feviccom, Fátima Messias, salientou que “este acordo negocial foi, na maioria, fruto do trabalho que tem sido feito nesta fábrica pelos trabalhadores, que têm participado, activamente, nos plenários e, ao longo dos últimos anos, têm desenvolvido greves com grande unidade e determinação”.

“Desta vez não foi necessária a greve para obter estes resultados”, realçou Fátima Messias, afirmando que o acordo de empresa “aplica-se a todos os trabalhadores, 499, e o aumento, em termos nominais no salário-base, foi igual para todos”.

Fátima Messias esclareceu que “este aumento mensal aplica-se durante o ano de 2023” e “repõe e valoriza o poder de compra”.