Viver

Veja (e ouça) a primeira instalação do projecto Nascentes já colocada junto ao rio Lis

5 mai 2021 16:38

A dupla Sara & André concebeu a componente visual e os músicos Pedro Pestana e Vasco Silva criaram o áudio

veja-e-ouca-a-primeira-instalacao-do-projecto-nascentes-ja-colocada-junto-ao-rio-lis
Você Está Aqui, da dupla Sara & André
Idalécio Francisco

São sete peças distribuídas junto ao rio Lis. A dupla Sara & André concebeu a componente visual da instalação Você Está Aqui, enquanto os músicos Pedro Pestana e Vasco Silva desenvolveram o áudio, com o título Sobre El Rio.

O processo criativo foi lançado com uma conversa sobre o tema "A nascente como criação", com a investigadora Anabela Marisa Azul, que decorreu nas Fontes, no sábado, 24 de Abril.

É a primeira instalação do projecto Nascentes e já está colocada (desde sexta-feira, 30 de Abril) no percurso pedonal entre a nascente do rio Lis e a aldeia de Fontes.

Ouça aqui a peça sonora criada por Pedro Pestana e Vasco Silva.

O projecto Nascentes, em que o JORNAL DE LEIRIA é parceiro de comunicação, reúne 28 investigadores, artistas e músicos. E tem a nascente do Lis, o próprio rio e a aldeia de Fontes como inspiração.

Até 28 de Maio, cinco semanas consecutivas, o grupo vai produzir instalações com elementos sonoros e visuais a partir de conversas com investigadoras da Universidade de Coimbra que lançam temas como a nascente como criação, o aparecimento do ser humano, o encontro com os outros, a organização social, o misticismo, a crença e a religião.

Um dos elementos da instalação Você Está Aqui

Participam as investigadoras Anabela Marisa Azul, Susana de Noronha, Marcela Uchoa, Teresa Toldy e Sara Araújo, todas com ligação à Universidade de Coimbra, também a dupla Sara & André, Paulo Sellmayer, Miguel Rondon, Lisa Teles, Tiago Baptista, Nuno Gaivoto, Gonçalo Pena, Leonardo Rito e Valter Vinagre na co-criação visual e os músicos Pedro Pestana, Vasco Silva, Surma, João Hasselberg, Edgar Valente, João Cabrita, Pedro Melo Alves, Labaq, Inês Bernardo e César Cardoso na co-criação sonora.

Leia mais aqui sobre o projecto Nascentes, promovido pela cooperativa CCER Mais: Arte, ciência e um novo circuito ao longo do rio Lis, da nascente à aldeia