Economia

Unidades hoteleiras da região esperam casa cheia na passagem de ano

29 dez 2023 08:00

Ementa, animação musical e serviços de bem-estar complementam oferta das unidades hoteleiras da região, que esperam lotação esgotada em noite de réveillon

unidades-hoteleiras-da-regiao-esperam-casa-cheia-na-passagem-de-ano
No Your Hotel & Spa Alcobaça, lotação esgotou numa semana
Your Hotel & Spa Alcobaça
Daniela Franco Sousa

Nesta época do ano, várias unidades hoteleiras da região de Leiria contam com lotação esgotada para a noite de réveillon. Além da ementa, os empresários realçam a oferta de animação e até de serviços de bem-estar, que captam público nacional e também internacional.

Na semana em que apresentou a sua proposta para a passagem de ano de 2023, no passado mês de Novembro, o Your Hotel & Spa Alcobaça esgotou totalmente a sua capacidade. Hugo Gaspar, administrador, explica que os 62 quartos da unidade estão todos reservados e que o jantar contará com 80 pessoas, sobretudo portugueses, vindos de vários pontos do País.

Além da qualidade da ementa, Hugo Gaspar salienta a animação proporcionada pelo hotel, que este ano terá por tema “O Casino”. O público adere ao “carácter intimista, elegância e conforto” desta casa, onde também pode usufruir dos serviços de bem-estar. Duas noites, para um casal, podem oscilar entre 800 e 1.000 euros, refere o administrador.

Na semana passada, Serafim Silva, proprietário do Grupo Miramar, da Nazaré, adiantava que só faltava ocupar uma dezena de quartos para lotar por completo os 115 quartos disponíveis.“Está praticamente tudo cheio” e o público é 100% português, constatava o empresário. Será um balão de oxigénio para o negócio, já que Dezembro foi um mês mau, com uma taxa de ocupação que ficou a metade da que se registou no período homólogo de 2022, salientava Serafim Silva.

O hoteleiro atribuía a situação à perda de poder de compra dos consumidores e ao receio do que poderá acontecer em termos económicos em 2024.

Na mesma data, Francisco Almeida Gomes, administrador do Hotel Cristal Vieira Praia & Spa, referia que a unidade, de 100 quartos, ainda não estava lotada, embora fosse habitual receber reservas até ao último dia (24 de Dezembro). Nessa medida, acreditava que este fim de ano fosse idêntico a 2022 e terminasse com a lotação esgotada.

Neste quatro estrelas, o público também será maioritariamente português, embora sejam esperados ainda alguns turistas de Espanha e de França. “Teremos, como é habitual, animação de qualidade. Este ano com a actuação da banda Todagente, do Porto, que venceu o programa The Voice Gerações”, destacava o administrador.

Também o Lisotel, de Leiria, fazia saber que já tinha atingido uma ocupação de 90% para a passagem de ano. E “certamente atingiremos uma taxa de ocupação de 100%, tal como nos anos anteriores”, antecipava a unidade composta por 55 quartos.

“A nossa passagem de ano será verdadeiramente memorável, uma vez que escolhemos o fascinante tema ‘Grease’ para recepcionar os nossos hóspedes”, frisava o Lisotel.

“Além de uma ementa cuidadosamente elaborada e deliciosa”, a unidade irá contar com DJ e um espectáculo de fogo-de-artifício, adiantava ainda.

Tiago Gomes, director do Hotel Villa Batalha, de 90 quartos, também acreditava que a taxa de ocupação de 90% acabasse por se aproximar da ocupação total, com muitos hóspedes que são habituais nos réveillons desta casa há anos consecutivos.

Além do menu de gala, composto por seis pratos, onde sobressaem produtos da região, a animação estará este ano assegurada pelo concurso para a melhor caracterização alusiva ao tema super-heróis, iniciativa que agrada a crianças e adultos, notava Tiago Gomes.

Época baixa em Fátima
Preferência por um réveillon tranquilo

No Fátima Hotels Group, apenas duas unidades funcionarão no réveillon: o Hotel Estrela de Fátima e o Hotel Regina, explicava o responsável, Alexandre Marto Pereira.  Neste território, que agora vive época baixa de turismo, é habitual que as unidades fechem entre Natal e Ano Novo para descanso das equipas. No entanto, quando faltava uma semana para a passagem de ano, já a taxa de ocupação nestes dois hotéis estava “composta”, sendo de esperar que, até ao último dia, pudesse ficar esgotada.
Habitualmente, estas unidades costumam ser procuradas por pessoas que estão de visita à região, e que precisam apenas de um local para alojamento, ou ainda por quem pretende passar um réveillon mais tranquilo, especificava Alexandre Marto Pereira.