Sociedade

Faleceu Maria Espadinha, antiga presidente da Junta de Monte Redondo

11 fev 2026 18:42

Desempenhou funções de autarca entre 2005 e 2009 e foi presidente da concelhia de Leiria do CDS-PP

faleceu-maria-espadinha-antiga-presidente-da-junta-de-monte-redondo
Maria Espadinha, Monte Redondo, morte, Leiria, ex-autarca, junta de freguesia
DR

Maria Espadinha, antiga presidente da Junta de Freguesia de Monte Redondo, no concelho de Leiria, faleceu, aos 79 anos. O funeral realizou-se esta quarta-feira.

A ex-autarca desempenhou funções no mandato de 2005-2009, tendo sido eleita numa lista apresentada pelo CDS-PP formada apenas por mulheres. Em termos políticos, foi ainda presidente da concelhia de Leiria do CDS-PP.

Numa nota de pesar, a Junta de Freguesia de Monte Redondo enaltece o legado de Maria Espadinha. “Deixou ma marca indelével pelo seu dedicado serviço público e pelo empenho demonstrado em prol das populações”, lê-se no documento, onde a autarquia expressa condolências à família e amigos. “Que a sua memória permaneça viva no coração de todos aqueles que com ela partilharam a vida, e que encontrem força e serenidade para enfrentar esta perda irreparável.”

Também a distrital do CDS-PP reagiu à morte de Maria Espadinha, numa mensagem partilhada na rede social Instagram, manifestando “profundo pesar” pelo falecimento de alguém que marcou “de forma significativa a vida política do CDS na região”.