Desporto

Um dos primeiros filmes de surf na Nazaré filmado em 1968

24 nov 2015 00:00

Momentos retirados do filme 'The Sunshine Sea' realizado por MacGillvray & Freeman, em 1973

um-dos-primeiros-filmes-de-surf-na-nazare-filmado-em-1968-2537

Clique para ver video

Veja aqui imagens de uma Nazaré intocada pelo turismo de massas, em 1968, num documentário sobre surf filmado em diversas partes do mundo. As imagens filmadas em Portugal focam a vila piscatória "de águas geladas", e as suas "casas caiadas de fresco", com excepção de planos curtos de Lisboa.

São momentos retirados do filme The Sunshine Sea realizado em 1973 por MacGillvray & Freeman, contudo, as filmagens começaram por se chamar Waves of Change, quando foram captadas em 1968/69.

Os surfistas que protagonizam o clip são os norte-americanos Mark Martinson, na prancha vermelha e Billy Hamilton. Como o surf era ainda uma novidade em Portugal e a ondulação era considerada, acima de tudo, um perigo para pescadores e embarcações que, diariamente, se atreviam ao largo, a população e os vereaneantes seguem, curiosos, as manobras da dupla de surfistas, em calções às florzinhas.

As gentes da Nazaré são caracterizadas como simples, sinceras e curtidas pelo tempo, devido à longa exposição ao sal e sol, na faina diária.

Os autores do documentário sublinham o papel importante da mulher nazarena, chegando mesmo a mimoseá-la com o cognome de "bestas de carga", ou seja, quem fazia a maior parte do trabalho, incluindo as actividades mais pesadas.