Viver

"Um bom vinho é para ser bebido antes que se estrague"

28 jan 2016 00:00

Nasceu e cresceu na Guarda, mas após tantos anos a viver perto do rio Lis já se considera leiriense de gema. A gastronomia, o Benfica e os carros antigos são alguns dos prazeres a que Bilhota Xavier se entrega.

um-bom-vinho-e-para-ser-bebido-antes-que-se-estrague-2923

Quantas horas trabalha por dia?
Uma média de 12 horas.

E quando joga o Benfica?
Quando o jogo acontece ao sábado, o meu dia de descanso, entro em estágio logo depois de almoço, nos outros dias pelo menos 30 minutos antes. Não é fácil prepararmo-nos para um grande acontecimento.

A transferência de Jorge Jesus para o Sporting ofende a memória do Eusébio?
Jorge Jesus limitou-se a ser um empregado do Benfica e como profissional que é, tem todo o direito em escolher o patrão, mesmo quando se trata de um patrão menos bom. O Benfica é uma grande instituição de que faz parte integrante o grande Eusébio, uma referência para todos e principalmente para os jovens, pela sua genialidade, o seu respeito para com os adversários e principalmente pela sua humildade. 

Tem fama de workaholic. É contagioso?
Tenho a fama e o proveito. O meu trabalho é também o meu hobbie porque tenho a sorte de fazer o que gosto e imenso prazer naquilo que faço. Sou muito exigente comigo próprio e por vezes não é fácil trabalhar comigo.

E há cura?
Há doenças que ao longo dos anos, em vez de melhorarem evoluem para a cronicidade, tornando-se parte integrante de cada ser e todas as tentativas para as controlar estão condenadas ao insucesso. 

As crianças ainda o surpreendem?
As crianças são seres extraordinariamente inteligentes, que transformam o ser pediatra num privilégio. Todas são muito diferentes, com quem continuo a aprender todos os dias. São os melhores psicólogos que conheço. Desde tenra idade, conhecem totalmente as pessoas que lhe são próximas, do ponto de vista da sua personalidade. Ninguém acredita que um bebé de um mês, forçado a beber o leite, desencadeie voluntariamente o vómito, estabelecendo uma luta de poder com o adulto que tem à frente.

Quando está na urgência numa situação de stress, bebe mais ou menos água do que o Rui Vitória nos jogos com o Sporting?
O controlo das situações de stress prepara-se durante a semana, para que quando confrontado com elas, possamos ter o discernimento necessário a tomar as melhores decisões. Mas beber água é fundamental para a nossa saúde e as crianças devem ser incentivadas, não obrigadas, a ingeri-la em alternativa aos sumos. Infelizmente ainda nem todos têm a ela acesso.

Trocava a conquista do campeonato por mais quatro anos na Assembleia de Freguesia de Leiria?
A conquista do campeonato é uma certeza. A continuação na Assembleia de Freguesia, experiência que tem sido muito gratificante, uma incerteza.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.