Sociedade

“Rota da Urze” propõe encostas púrpuras e comunhão com a natureza, na Serra da Lousã

8 mar 2024 10:58

Programa “Doze Meses, Doze Caminhadas” é promovido pelo Município de Castanheira de Pera

rota-da-urze-propoe-encostas-purpuras-e-comunhao-com-a-natureza-na-serra-da-lousa
Percurso tem extensão de sete quilómetros e realizar-se-á no dia 17 de Março
Fotografia: Prazilândia

A Primavera está quase a começar e, nas encostas da Serra da Lousã, já se sente a natureza a despertar do frio e a apresentar-se na sua nova “roupa” púrpura e perfumada, que nos convida a “perder” neste cenário onírico.

A urze é uma planta que, “além das suas inúmeras propriedades medicinais, é nectarífera”, ou seja, atrai e alimenta abelhas, sendo assim responsável pela qualidade do Mel de Urze, característico da região. 

“Rota da Urze” é o nome dado a uma caminhada que cruzará a Serra da Lousã, inserida no programa “Doze Meses, Doze Caminhadas”, promovido pelo Município de Castanheira de Pera.

O percurso, que conta com uma extensão de sete quilómetros, realizar-se-á no dia 17 de Março, e promete estar “envolto em púrpura”, a cor característica da floração da urze.

A participação implica o pagamento de 10 euros de inscrição (a partir dos 15 anos), que deve ser realizada previamente clicando aqui

A iniciativa “Doze Meses, Doze Caminhadas” tem como fim a promoção do “partido do património natural e cultural de Castanheira de Pera todo o ano, de modo a combater a sazonalidade da região e proporcionar também actividades de lazer a famílias, grupos de amigos ou empresas””, refere a autarquia, em comunicado.