Abertura
Região: estaleiro do PRR traz obras de milhões em 2026
Só na educação, a região prepara-se para inaugurar obras no valor global de 70 milhões de euro. É também esperada decisão sobre a criação da Universidade de Leiria e Oeste e a abertura de novos centros de saúde
Com o início do novo ciclo autárquico e apenas com um acto eleitoral no horizonte, para a escolha do Presidente da República, o ano de 2026 ficará, no plano regional, marcado pela conclusão e, consequente inauguração, das obras financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sobretudo, nas áreas da saúde e da educação. Só na requalificação de escolas e na construção de residências para estudantes, a região tem curso obras a rondar os 70 milhões de euros, que ficarão concluídas nos próximos meses.
Na antevisão do ano que agora principia, começamos, precisamente, pela área da educação, sector que, a nível regional, terá (espera-se) mais novidades. Para os primeiros meses de 2026, é aguarda da uma decisão do Ministério da Educação, Ciência e Inovação sobre o pedido do Instituto Politécnico de Leiria (ILP) para a transformação em Universidade de Leiria e Oeste. A proposta, apresentada em Abril do ano passado, dá corpo a uma pretensão antiga da instituição e da região.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.