Sociedade
ReFood de Leiria recolheu 720 toneladas de alimentos em dez anos
A organização ajuda, em média, 44 famílias por mês só este ano
O movimento ReFood, que pretende combater o desperdício alimentar ao entregar comida a pessoas e famílias necessitadas, comemora dez anos de actividade no distrito com “um balanço positivo”.
Ricardo Coelho, coordenador do núcleo de Leiria da organização, revela ao JORNAL DE LEIRIA que a entidade evitou, ao longo dos anos, o desperdício “de mais de 720 toneladas de comida”.
O dirigente diz que “o número de voluntários, distribuídos por vários centros, tem vindo a aumentar exponencialmente” ao longo dos anos. O mesmo se passa com o número de parceiros.
“No início, eram sobretudo restaurantes [as fontes de alimentos envolvidas], mas agora já há mais supermercados e grossistas”, afirma o coordenador, explicando que, durante a pandemia de Covid-19, a organização procurou diversificar os locais de onde esses mantimentos provinham.
“Ainda há muita vergonha em admitir que é preciso ajuda para pôr comida na mesa”, refere Ricardo Coelho. Para colmatar esse sentimento, a ReFood Leiria tem “mecanismos para manter o anonimato”, que passam, inclusive, por que sejam os próprios beneficiários a levantar os alimentos.
O coordenador também salienta que “o desperdício alimentar não é só os alimentos que se estragam, mas também todo o dinheiro que foi investido na produção de uma coisa que depois vai para o lixo”.
Em comunicado, o núcleo de Leiria evidencia que, entre Janeiro e Outubro deste ano, cerca 102 mil quilos de alimentos foram recolhidos e distribuídos, 44 famílias foram apoiadas em média por mês, houve uma média de 112 beneficiários directos e 14 instituições foram ajudadas.
Como forma de celebrar os dez anos de existência no distrito, a organização realizou um evento aberto à comunidade no dia 22 de Novembro nas suas instalações nos Marrazes, concelho de Leiria.