Sociedade

Reflorestar o mar é a missão de Raquel Gaspar e da Ocean Alive

13 jan 2021 15:31

Ambiente | A Ocean Alive, organização sem fins lucrativos, debate-se com dificuldades criadas pela pandemia, na sua missão de protecção do mar e do estuário do Sado. À frente desta ONG está Raquel Gaspar, bióloga natural de Leiria

reflorestar-o-mar-e-a-missao-de-raquel-gaspar-e-da-ocean-alive
Raquel Gaspar, à direita, também escreve livros educativos sobre a importância do mar
Arquivo/Jornal de Leiria
Jacinto Silva Duro

Foi uma das personalidades que mais se destacaram em 2019 e 2020, na área do Ambiente em Portugal, ao ser uma das faces da luta contra as dragagens no estuário do rio Sado.

Uma operação que, explica, além de destruir as “pradarias marinhas” existentes no local, pode desalojar permanentemente a colónia de golfinhos ali existente, única no Mundo.

Raquel Gaspar é natural de Leiria, bióloga marinha e co-fundadora da ONGD Ocean Alive, organização sem fins lucrativos, sediada no estuário do rio Sado, que promove a educação sobre o mar e cuja missão é incentivar comportamentos para a protecção do meio marinho, pela educação e envolvimento das comunidades locais costeiras.

Mas a missão está agora a sofrer um revés devido à pandemia, que impede que o trabalho seja realizado. “Estamos numa fase complicada de dinheiro. A Ocean Alive sustenta-se com serviços educativos e de team building, com grupos de pessoas, porém, devido à Covid-19, em 2020, a facturação foi nula”, revela.

Além disso, a organização não conseguiu o apoio de nenhum dos cinco projectos a que se candidatou.

Para que haja a esperança de que a ONGD possa continuar a defender o mar, as pradarias marinhas e o seu papel no sequestro do “carbono azul”, foi lançada uma campanha discreta de angariação de fundos, junto de empresas e particulares, em Dezembro, em www.ocean-alive.org/doar.

Mas os donativos foram curtos e estão longe do objectivo de 30 mil euros que são necessários. Ainda assim, Raquel não baixa os braços

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ