Desporto

Red Chargers enfrentam canhão da Nazaré

4 nov 2015 00:00

O surfista havaiano de ondas gigantes Garrett McNamara formou equipa com outros "corajosos" como ele para arriscarem surfar o ‘canhão’ da Nazaré, num evento que se irá prolongar até Fevereiro e será transmitido para todo o mundo.

red-chargers-enfrentam-canhao-da-nazare-2393

O surfista havaiano de ondas gigantes Garrett McNamara formou equipa com outros "corajosos" como ele para arriscarem surfar as ondas disparadas pelo ‘canhão’ da Nazaré, num evento que se irá prolongar até Fevereiro e será transmitido para todo o mundo.

A equipa, hoje apresentada num hotel em Belém, Lisboa, chama-se Red Chargers, no sentido de ser aquele que procura o perigo, e é constituída por aqueles que vão arriscar surfar a onda gigante da Nazaré.

A quem aceitar o desafio de ser um red charger, terá como líder o recordista mundial de ondas gigantes Garrett McNamara e, como parceiros de grupo, os brasileiros Carlos Burle, Pedro Scooby e Maya Gabeira,o inglês Andrew Cotton e os portugueses Hugo Vau e João Macedo, entre outros.

Durante o Inverno, os surfistas vão procurar, na Praia do Norte, as condições certas do mar para percorrer aquela que é tida como "a maior onda do mundo", num período de espera que termina a 29 de Fevereiro.

McNamara contou hoje que a constituição da equipa e do evento é "um sonho tornado realidade".

O surfista, que já fez da Nazaré a sua segunda casa e que se tem esforçado para projectar a região em nome das ondas gigantes da Praia do Norte, adiantou que esta será a melhor forma para projectar os surfistas e a economia portuguesa.

A sua mulher, Nicole, uma das impulsionadoras do evento, explicou que o grande objetivo do evento é "dar a cara de cada surfista e contar as suas histórias de vida, que são incríveis, para deixarem de ser só ‘aquele que ali vai na onda gigante’".

Por isso, acrescentou, a partir de hoje, e durante os próximos meses, o evento será transmitido em directo online para todo o mundo e enquanto se aguarda pelo "dia certo", serão apresentados documentários sobre cada surfista que vai arriscar surfar a onda gigante.

Os admiradores das ondas gigantes e dos seus protagonistas poderão ainda votar no seu red charger preferido, sendo que os mais votados serão submetidos à escolha dos próprios surfistas que irão eleger o vencedor.

Os surfistas, presentes hoje na apresentação do evento, dizem-se preparados e ansiosos pelo ‘canhão’ da Nazaré, o momento pelo qual esperam e trabalham todo o ano.

Maya Gabeira vai, pela primeira vez, regressar ao mar da Praia do Norte, após o acidente de 2013, quando ficou inconsciente depois de ter sido ‘engolida’ por uma das ondas gigantes.

O trauma, segundo disse à agência Lusa, não desapareceu, mas mostrou-se "feliz" por se sentir preparada.

"Acho que o trauma nunca vai desaparecer, nunca se esquece, mas sinto-me bem. Tenho estado a surfar já há um mês, mas ainda tenho de ganhar mais experiência e observar mais", afirmou.

Carlos Burle, que socorreu a sua compatriota há dois anos, recordou o momento e sublinhou a importância de estar garantido o apoio dos outros elementos da equipa e, aos outros surfistas, manifestou-lhes o desejo: "que surfam a maior onda das suas vidas e que saiam vivos delas".

Agência Lusa