Sociedade

Público e especialistas em Ambiente debatem o estado do rio Arunca, em Pombal

29 nov 2022 15:28

Sessão será aberta à participação de todos os cidadãos

publico-e-especialistas-em-ambiente-debatem-o-estado-do-rio-arunca-em-pombal
O Arunca apresenta problemas ambientais crescentes
Ricardo Graça/Arquivo

Vários especialistas em Ambiente vão participar na primeira edição das Jornadas do Rio Arunca: Desafios e Oportunidades, evento marcado para sábado, dia 3, a partir das 9:30 horas, no Teatro-cine, de Pombal.

O Arunca, que atravessa a cidade e o território do município, é um rio de planície, afluente do Mondego, maior curso de água que nasce em Portugal. 

A iniciativa, promovida pela autarquia de Pombal é gratuita e aberta à participação de todos os cidadãos, uma vez que tem como fim o melhoramento do conhecimento, "a articulação e a acção dos diversos intervenientes - proprietários de terrenos confinantes com o rio, Juntas de Freguesia, município de Pombal, outras entidades e instituições - com vista à melhoria da qualidade dos rios e ribeiras do concelho.

Os trabalhos iniciam com a apresentação da “Estratégia Nacional de Reabilitação de Rios e Ribeiras (EN3R)”, pelo director da Administração de Região Hidrográfica do Centro (Agência Portuguesa de Ambiente), Nuno Bravo.

Seguir-se-á a intervenção de Maria João Feio, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Universidade de Coimbra, que abordará o tema “O estado ecológico dos rios portugueses e as principais condicionantes à preservação da sua biodiversidade”, enquanto Jael Palhas, investigador do CFE – Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, falará sobre a “Vegetação aquática do Rio Arunca”.

Pedro Teiga, da empresa E.Rio, intervirá sobre “Reabilitação de Rios”, e Margarida Marques Teixeira, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, abordará “O sector agrícola no Vale do Arunca”.

A anteceder o período de debate e o encerramento dos trabalhos, o biólogo António Martins apresentará o tema “Arunca: um rio de oportunidades”.