Viver

O desajeitado Juiz da Beira. TAP estreia um texto de Gil Vicente pela primeira vez

25 nov 2022 18:09

Teatro Amador de Pombal apresenta a Farsa do Juiz da Beira, com encenação de Miguel Sopas

o-desajeitado-juiz-da-beira-tap-estreia-um-texto-de-gil-vicente-pela-primeira-vez
Novo espectáculo do TAP vai ser estreado em Pombal
Susana Carvalhinhos

Pero Marques é o protagonista da nova produção do Teatro Amador de Pombal, a primeira da companhia a partir de um texto de Gil Vicente.

A Farsa do Juiz da Beira apresenta como figura central um homem rústico e desajeitado, que tem dificuldade em ler e escrever, mas recebe a tarefa de administrar a justiça na região onde é proprietário de uma quinta.

De caso para caso, sucedem-se sentenças disformes, capazes de provocar o riso e colocar o mundo às avessas. Entre outros momentos que fazem soar alarmes na máquina burocrática, o magistrado elogia um estupro, convoca um burro e determina que um criado passe a ser servido pelo patrão.

Gil Vicente “é um autor ao qual sempre se pode voltar com surpresa”, acredita Miguel Sopas, que dirige o espectáculo que o Teatro Amador de Pombal (TAP) estreia no sábado, 26 de Novembro, pelas 21:30 horas, no Teatro-Cine de Pombal. Segundo o encenador, a obra do dramaturgo que viveu nos séculos XI e XVI é, com frequência, “perfeitamente intemporal” e contém inúmeros traços em que “ainda nos reconhecemos”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ