Sociedade

Protesto a pedir hospital do Oeste em Caldas da Rainha juntou mais de 300 pessoas

8 jul 2023 14:28

Novo hospital no Bombarral será o fim do actual hospital de Caldas da Rainha

Manifestação decorreu nas ruas de Caldas da Rainha
Manifestação decorreu nas ruas de Caldas da Rainha
Maria Anabela Silva
Manifestação decorreu nas ruas de Caldas da Rainha
Manifestação decorreu nas ruas de Caldas da Rainha
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

Folhetos a explicar a posição da Câmara de Caldas da Rainha, que se opõe à escolha de construir o novo hospital do Oeste no Bombarral, pelo Executivo de António Costa, foram hoje distribuídos às cerca de 300 pessoas que protestaram nas ruas de Caldas contra a decisão.

O novo hospital do Oeste substituirá o actual Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que integra os hospitais das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.

Recorde-se que os municípios de Óbidos e Caldas da Rainha defendem a criação da nova unidade de saúde num terreno limítrofe ao limite dos dois concelhos, numa localização que poderia servir a zona sul do Centro Hospitalar de Leiria, o Oeste e ainda parte do território do distrito de Santarém.

A ser criado no Bombarral, defendem, o hospital ficará limitado a servir a coroa norte de Lisboa e o Oeste.

Mas, além disso, a mensagem endereçada à comunidade local e contida no folheto hoje distribuído, refere que o Governo está a "violar" os instrumentos de ordenamento do território e que tal implicará o encerramento do hospital da cidade.

"Caldas da Rainha, com uma história de mais de 500 anos de cuidados hospitalares, não pode ficar sem essa resposta", disse o presidente da Câmara, Vítor Marques, no local de concentração da manifestação, junto à estátua da rainha D. Leonor.

O local foi escolhido por esta ter sido a fundadora do hospital termal ali ao lado, que, hoje, está coberto por panos pretos em "luto" pelo futuro do estabelecimento de saúde local.

Várias outras fachadas e janelas de edifícios públicos, lojas e habitações do centro da cidade ostentam o mesmo sinal de protesto.

“Estamos em luta pelo hospital. Eu luto pelo hospital”, afirmou Vítor Marques durante a concentração. 

Entre a população presente, havia quem dissesse que "é inadmissível deixar uma cidade com mais de 50 mil habitantes sem hospital", lamento a escolha do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Vítor Marques explicou que o terreno proposto por Caldas e Óbidos tem "cerca de 60 hectares, 25 dos quais do domínio público, e fica junto ao nó da A8, a 600 metros da A15, a 1.600 metros do IP6 e próximo da linha férrea".

"Seria uma forma de tirar partido do investimento que está finalmente a ser feito na ferrovia", afirmou, sublinhando que "mais de 75% dos actos hospitalares são marcados, ou seja não são urgência". 

O presidente da câmara acredita que "ainda é possível reverter a decisão" do Governo, que, caso avance, "põe em causa uma região", além de "contrariar" os instrumentos de ordenamento do território.

"Tanto o Plano Regional como o Plano Nacional de Ordenamento do Território indicam que um equipamento desta natureza só tem dois locais possíveis nesta região, Caldas da Rainha ou Torres Vedras", resumiu.

Na terça-feira, dia 11, está convocada uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, aberta à população, a realizar no auditório do Centro Cultural e de Congressos da Caldas da Rainha.