Saúde

Urgência de Peniche fechada na véspera e noite de Natal

23 dez 2022 14:17

Restrições de acesso devem-se à falta de recursos humanos para o preenchimento da escala entre as 8 horas deste sábado, dia 24, e as 9 horas de domingo.

urgencia-de-peniche-fechada-na-vespera-e-noite-de-natal

Sem médicos suficientes para o preenchimento da escala, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHPO) pede aos utentes que não se desloquem à urgência básica do hospital de Peniche, entre as 8 horas deste sábado, dia 24, e as 9 horas de domingo,

Em comunicado, a instituição apela aos utentes que não vão à urgência de Peniche nesse período, "sem contacto prévio com a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que "disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença".

Caso aquele serviço confirme a necessidade de deslocação à urgência, as pessoas devem dirigir-se ao hospital de Caldas da Rainha ou a outro que faça parte do CHO, esclarece a instituição, frisando que, "este procedimento, utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS, salvaguarda o atendimento, assegurando a resposta e o funcionamento em rede".

No caso da Linha SNS24 não confirmar a necessidade de recurso a um serviço de urgência, o CHO pede aos utentes que recorram aos cuidados de saúde primários, informando que, este fim-de-semana, haverá atendimento complementar no Centro de Saúde do Bombarral, entre as 9 e as 17 horas.

Assegurando que "continua a envidar todos os esforços para contratar recursos humanos para assegurar o normal funcionamento" dos vários serviços do CHO, o conselho de administração apela à compreensão dos utente e lamenta "os constrangimentos que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassa".

Naquela nota de imprensa, é também feito um agradecimento aos profissionais da instituição pelo "o empenho, dedicação e esforço adicional na prestação de cuidados de saúde à população".