Sociedade

Pressão sobre enfermarias e cuidados intensivos continua a aumentar

28 jan 2021 11:04

Não está esgotada a capacidade prevista nos planos de contingência, mas ontem, pela manhã, havia apenas uma cama para doentes Covid-19 nos cuidados intensivos e intermédios do hospital de Leiria

pressao-sobre-enfermarias-e-cuidados-intensivos-continua-a-aumentar
Hospital de Santo André ainta tem margem de manobra para abrir mais camas
Ricardo Graça

As unidades de saúde do Centro Hospitalar de Leiria e do Centro Hospitalar do Oeste totalizavam ontem, pela manhã, mais de 340 doentes internados com Covid-19.

A pressão sobre os hospitais públicos continua a aumentar, à medida que aumenta o número de novos casos de contágio. Mesmo depois de abrirem camas adicionais para Covid-19 e de ampliarem a capacidade de resposta graças à transferência de doentes (Covid e não Covid) para o sector privado.

Os dados recolhidos ontem a meio da manhã pelo JORNAL DE LEIRIA junto de fontes oficiais indicam que, no Centro Hospitalar de Leiria, que serve uma população de 400 mil utentes, existia uma cama Covid-19 disponível em cuidados intensivos e intermédios e 18 em enfermaria. Os planos de contingência desenhados para o contexto de pandemia, no entanto, ainda não estão no limite máximo e é previsível que nos próximos dias sejam disponibilizadas mais camas para cuidados intensivos e intermédios.

Nos concelhos do Pinhal Litoral, ou seja, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, há protocolos com a Misericórdia da Marinha Grande (até 20 camas de enfermaria, das quais 13 ocupadas esta quarta-feira) e com a Naturidade de Porto de Mós (20 camas de enfermaria, seis ocupadas na terça- feira ao final da tarde).

Mais a sul, o Centro Hospitalar do Oeste, onde não existem cuidados intensivos, tinha, ontem de manhã, esgotado a ocupação das 129 camas de enfermaria para doentes Covid-19 (36 em Caldas da Rainha e 93 em Torres Vedras).

Em comunicado, o Centro Hospitalar do Oeste anunciou a expansão da capacidade de resposta em Torres Vedras e a abertura de nova enfermaria para doentes Covid-19, já nos próximos dias, em Caldas da Rainha.

Na terça-feira, o presidente da Câmara de Torres Vedras solicitou, ao ministro dos Negócios Estrangeiros, a activação de ajuda internacional para, face à evolução da pandemia no concelho, reforçar o hospital local com cinco médicos e 10 enfermeiros.