Desporto

Portugal dá hoje o pontapé de saída no Mundial do Catar

24 nov 2022 09:00

Região representada em várias frentes. Leiria conta com transmissões dos jogos de Portugal e do Brasil em ecrã gigante

portugal-da-hoje-o-pontape-de-saida-no-mundial-do-catar
Leiriense Rui Patrício veste as cores portuguesas pela terceira vez num Mundial de futebol
FPF_Francisco Paraíso/ Arquivo

Portugal dá hoje o pontapé de saída no Mundial de Futebol 2022, no Catar, a partir das 16 horas, hora portuguesa, frente ao Gana (transmissão na TVI).

A equipa das quinas, que integra o Grupo H, regressa ao campo na segunda-feira, dia 28, às 19 horas, para enfrentar o Uruguai (RTP 1).

Dia 2 de Dezembro, às 15 horas, termina a fase de grupos contra a Coreia do Sul (SIC).

Da escolha do seleccionador nacional, destaque para o leiriense Rui Patrício, de 34 anos e natural da freguesia da Matoeira, que vai defender as redes com Diogo Costa e José Sá.

Para o ataque, Fernando Santos conta com o capitão Cristiano Ronaldo, João Félix, André Silva, Bernardo Silva, Ricardo Horta, Rafael Leão e Gonçalo Ramos. Na defesa, alinha Pepe, António Silva, Danilo, Raphael Guerreiro, Ruben Dias, João Cancelo, Nuno Mendes e Diogo Dalot.

A equipa integra ainda os médios Bruno Fernandes, João Mário, William Carvalho, Rúben Neves, João Palhinha, Matheus Nunes, Otávio e Vitinha.

Também a representar a região, mas na selecção do Canadá, está Stephen Eustáquio, o médio da Nazaré que marca o regresso do país onde nasceu ao Mundial, ao fim de 36 anos.

O Mundial do Catar arrancou no último domingo e estende-se até 18 de Dezembro, dia da final agendada para as 15 horas (RTP 1).

Ao longo destas quatro semanas de competição, os adeptos portugueses vão ser liderados por uma empresária que viveu a infância e juventude em Fátima.

Residente no Catar há 16 anos, Elisabete Reis admite que recebeu “com muita alegria e orgulho” o convite da organização da competição para ser ‘fan leader’ dos adeptos lusos. Para “reunir o maior número possível de apoiantes da selecção”, criou páginas em várias redes sociais, nomeadamente no Instagram (@portugal.fans_qatar.2022) e no Facebook e no Twitter (Portugal Fans Qatar 2022).

Jogos transmitidos em ecrã gigante

Os jogos de Portugal e do Brasil no Mundial vão ser transmitidos no ecrã gigante da Fanzone União de Leiria, na Porta 10 do Estádio Municipal de Leiria.

Hoje, as portas abrem-se às 15 horas para transmitir o jogo Portugal vs Gana (16 horas) e, depois, o encontro Brasil vs Sérvia (19 horas).  

O espaço está servido com serviço de bar, com bebidas e petiscos. 

Região está com a selecção

Um pouco por toda a região há manifestações de apoio à selecção nacional. Em Alcobaça, os pequenos craques da formação do Sport União Alfeizerense juntaram-se para deixar palavras de incentivo aos jogadores da equipa das quinas. "Neste Mundial de futebol, só pedimos que os heróis levantem novamente o esplendor da nossa nação e que lutem contra todos os canhões! Força Portugal!", escreveram. O vídeo está disponível neste link.