Sociedade

Pombal é o primeiro concelho nacional “Amigo do Autismo”

20 mar 2024 17:23

Iniciativa é promovida pelo Projecto de Apoio e Recurso para o Autismo

pombal-e-o-primeiro-concelho-nacional-amigo-do-autismo
.
Freepik

Pombal é o primeiro concelho “Amigo do Autismo”, a nível nacional. Este é um projecto-piloto de boas práticas testadas no Reino Unido e na Irlanda e cujo impacto social será medido pela Universidade Lusófona.

Esta iniciativa é promovida pela associação PARA – Projecto de Apoio e Recurso para o Autismo e terá como parceiros o Instituto Nacional Reabilitação (INR) e o Município de Pombal.

A insígnia “Concelho Amigo do Autismo” visa um conjunto de iniciativas, como a promoção da literacia em saúde mental, por exemplo, prevalência, características clínicas, desafios enfrentados pelos autistas, a capacitação os profissionais de diversas áreas para criar, nos seus contextos profissionais, ambientes mais acolhedores e adaptados às necessidades das pessoas com autismo, apoio técnico para a adaptação dos espaços e dos procedimentos, criação de uma rede de serviços/espaços adaptados para acolher os autistas, através da colocação de selo “Concelho Amigo do Autismo”, entre outros.

A iniciativa desenrola-se no âmbito da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 e designa um concelho comprometido com a consciencialização, aceitação e inclusão de pessoas com autismo, suas famílias e cuidadores.

Concorre também para alcançar algumas das metas dos ODS - Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, estipuladas na Agenda das Nações Unidas para 2030, nomeadamente do ODS1- Saúde e bem-estar, ODS 3 – Saúde de Qualidade, ODS10 – Reduzir as desigualdades e ODS 17 - Parcerias para a implementação dos Objectivos.

A Câmara Municipal de Pombal aprovou a sua integração, como investidor social, no projecto “Autismo 360º”, no âmbito de financiamento comunitário “Parcerias para o Impacto”, que visa desenvolver e implementar uma abordagem holística na intervenção terapêutica no autismo, abordando três vertentes: a intervenção directa, especializada e cientificamente validade com o público alvo (crianças/jovens, incluindo as famílias), a capacitação parental com famílias e/ou cuidadores e a promoção de um desenvolvimento positivo consciente e proativo da comunidade.