Sociedade

Pólo de saúde de Santa Eufémia reabre segunda-feira com segurança

17 dez 2022 11:20

Desacatos reiterados preocupam responsáveis

polo-de-saude-de-santa-eufemia-reabre-segunda-feira-com-seguranca
Extensão de saúde esteve encerrada dois dias
Ricardo Graça/Arquivo

O pólo de saúde de Santa Eufémia deverá reabrir na próxima segunda-feira e funcionar dentro da normalidade. O espaço encerrou nos últimos dois dias da semana, devido a desacatos provocados por uma família de utentes, que obrigou à intervenção da GNR.

Marco Neves, director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, afirma ao JORNAL DE LEIRIA, que espera que o pólo de saúde retome a normalidade. "Houve uma articulação com a junta de freguesia. O nosso foco é dar segurança aos profissionais de saúde, para que possam prestar os cuidados necessários aos utentes", salienta.

Segundo o responsável, é "importante que os utentes percebam a organização dos serviços" e que os profissionais estão no pólo de saúde "para ajudar quem precisa".

"Há situações que nem sempre são possíveis realizar ou apenas em determinado momento. É importante que haja consciência disso e que estamos disponíveis para colaborar", reforça Marco Neves, que confirma não ter sido a primeira vez que os referidos utentes provocaram desacatos, com ameças e injúrias, causando um sentimento de insegurança não só aos profissionais, mas também aos utentes presentes.

Devido a desacatos, o pólo de Saúde de Santa Eufémia foi encerrado “temporariamente” por “questões de segurança”, na quinta e sexta-feiras.

Segundo confirmou fonte da GNR ao JORNAL DE LEIRIA, há três dias a patrulha foi chamada ao local, por desacatos provocados por uma família, cujos membros são utentes do pólo de saúde, que proferiram várias injúrias aos funcionários.

A presença dos militares afastaram os utentes, mas, segundo o JORNAL DE LEIRIA apurou não foi a primeira vez que uma situação destas se verificou no local com as mesmas pessoas.

Numa nota enviada aos fregueses, a União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, no concelho de Leiria, revelou que irá assumir a contratação de um serviço de segurança, que estará fisicamente no pólo de Saúde durante o seu funcionamento.

A União de Freguesias lamenta “profundamente esta situação” e apela “ao bom senso de toda a população para que algumas atitudes irreflectidas, como o presente caso, não se repitam, pois, para além de colocarem em causa o bom nome da comunidade, prejudicam toda a população da freguesia”.

“A Junta de Freguesia está solidária com os profissionais de saúde que prestam serviço na nossa comunidade, designadamente no pólo de Santa Eufémia. Naturalmente que também estamos solidários com a população da freguesia que, de todo, não se revê nos lamentáveis actos de indisciplina, mas que se vê privada do acesso a um bem essencial, como é o acesso à Saúde”, lê-se ainda no comunicado.