Sociedade

Politécnico de Leiria promove ciclo internacional de conferências virtuais sobre Indústria 4.0 e Fabricação Digital

1 mar 2021 16:47

Próxima conferência do International Manufacturing Forum Series (IMFS) decorre no dia 4 de março

politecnico-de-leiria-promove-ciclo-internacional-de-conferencias-virtuais-sobre-industria-40-e-fabricacao-digital
Participação é gratuita mas carece de inscrição prévia
DR

O Politécnico de Leiria, através do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentável de Produtos (CDRSP), está a promover o International Manufacturing Forum Series (IMFS), um ciclo internacional de conferências virtuais de acesso gratuito, que decorre ao longo de todo o ano, subordinado ao tema da Indústria 4.0 e da Fabricação Digital.

A próxima conferência está agendada para o dia 4 de Março, entre as 10 e as 16:30 horas, sob o mote “Alimentos e Fabricação Digital Directa”.

O International Manufacturing Forum Series (IMFS) é uma iniciativa que dinamiza, na primeira quinta-feira de cada mês, uma conferência dedicada a um tópico específico no âmbito da Fabricação, com especial destaque para a temática da Indústria 4.0 e Fabricação Digital.

Os interessados em assistir às conferências podem registar-se gratuitamente em https://imfs.ipleiria.pt/, sendo que a iniciativa está também aberta a todos os investigadores que pretendam intervir e apresentar os seus estudos, havendo espaço para 15 contribuições de apresentações em cada sessão.

A aplicação da Fabricação Digital Directa na área alimentar é o tema em destaque na sessão do próximo dia 4 de Março, onde será discutida a produção de alimentos personalizados com um benefício nutricional aprimorado, através do uso de determinadas tecnologias.

"A fabricação digital directa é uma família de tecnologias capaz de produzir produtos directamente de uma definição digital sem o uso de moldes ou outras ferramentas complexas. Essas tecnologias possibilitam a personalização da forma e função de um produto no ponto de fabricação, pelo que são particularmente relevantes e atraentes para as áreas onde a personalização é importante", explica o programa da conferência, citado numa nota de imprensa.

Segundo o texto de apresentação, "alguns pacientes com sérios problemas de saúde têm de tomar uma considerável variedade de medicamentos todos os dias".

Nestes casos, "como são exemplo os pacientes com disfagia, haveria enormes benefícios psicológicos se a medicação pudesse ser incluída na própria dieta, de forma a que esses pacientes pudessem simplesmente fazer as suas refeições".

Além disso, "modificar uma dieta incluindo suplementos ou compostos activos pode ajudar a prevenir doenças como a diabetes".

"Já estão a ser realizadas pesquisas em todo o mundo que estão a explorar estas ideias para produzir alimentos personalizados com um benefício nutricional aprimorado, usando tecnologias de fabricação digital directa."

Na próxima conferência estão já confirmadas as apresentações de Maria Manuel Gil, investigadora do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, Antonio Derossi, investigador da Universidade de Foggia (Itália), Michinao Hashimoto, investigador da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura, e Lorenzo Pastrana, investigador do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (Braga).

No âmbito do IMFS já decorreram duas conferências, em Janeiro e Fevereiro, sobre as temáticas “A Impressora Universal” e “COVID-19 e a Fabricação”, respectivamente, que contaram com a participação de investigadores portugueses, australianos, polacos, irlandeses e ingleses.

As temáticas das próximas sessões já estão definidas e vão decorrer até ao final de 2021, havendo a possibilidade de o ciclo se prolongar até 2024.

"Com base no sucesso até o momento, planeámos prolongar a conferência nos próximos anos. Quem sabe como estará o mundo em 2024, e talvez seja necessário adaptarmo-nos e recorrer a outros formatos de conferências. Vamos manter as conferências disponíveis a todos e totalmente gratuitas para participantes e oradores, pois é um compromisso que temos com a Ciência Aberta", refere, citado na nota de imprensa, Geoffrey Mitchell, vice-director do CDRSP, avaliado recentemente por um Painel Internacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia como a melhor Unidade de Investigação na área da Engenharia Mecânica e Engenharia de Sistemas em Portugal.

Veja Também