Sociedade

Politécnico de Leiria vai criar implantes para osso e cartilagem

25 dez 2020 21:00

CDRSP recebe 250 mil euros de financiamento da FCT

politecnico-de-leiria-vai-criar-implantes-para-osso-e-cartilagem
Paula Pascoal-Faria é a coordenadora e investigadora principal do projecto
Ricardo Graça

Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria lidera um programa de investigação multidisciplinar que vai permitir a produção clínica de implantes para osso e cartilagem para corrigir os seus defeitos na interface sub-condral.

O OptiBioScaffold - Optimização de estímulos em scaffolds bi-tecido: da modelação matemática e computacional à validação experimental foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no valor máximo de 250 mil euros, sendo a taxa de aprovação deste concurso de cerca de 5%.

Este projecto “tem como objectivo desenvolver ferramentas para a engenharia de tecidos para reparar e substituir os tecidos das juntas articulares danificados devido a trauma ou processos degenerativos”, explica Paula Pascoal-Faria, investigadora principal e coordenadora do projecto.

Segundo a docente do Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, o OptiBioScaffold “explora a utilização de bioscaffolds para mimetizar a estrutura e a função de tecidos, combinando a aplicação da estimulação biofísica (mecânica, eléctrica e magnética) através de bio-reactores, com o objectivo de produzir clinicamente implantes para osso, cartilagem e para corrigir defeitos na interface sub-condral osso e cartilagem”.

Na área da Engenharia de Tecidos, o projecto “combina, pela primeira vez, modelação matemática, (bio)física, biomedicina e bioengenharia onde a fabricação aditiva tem um papel crucial”.

Esta investigação permitirá “poupar custos e tempo na realização de estudos experimentais, reduzindo o número de testes in vitro e in vivo necessários, salvando a vida de inúmer

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ

Veja Também