Sociedade

Politécnico de Leiria integra projecto internacional GAMELabsNet com laboratório dedicado à tecnologia industrial   

17 jun 2020 20:15

Seis laboratórios apoiam a transformação digital das empresas  

politecnico-de-leiria-integra-projecto-internacional-gamelabsnet-com-laboratorio-dedicado-a-tecnologia-industrial
O laboratório dedicado à tecnologia industrial estará localizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

O Politécnico de Leiria acaba de integrar o projecto internacional GAMELabsNet enquanto promotor da iniciativa para a indústria, em Portugal, com a criação de um laboratório dedicado a apoiar a transformação digital de empresas dos sectores dos moldes, agro-indústria, healthcare e turismo, que pretendam recorrer à transformação criativa digital.

Além do laboratório criado pelo Politécnico de Leiria para a oferta de soluções no âmbito da tecnologia industrial, o GAMELabsNet, que envolve parceiros de Portugal, Espanha e França, conta ainda com mais seis laboratórios vocacionados para prestar apoio no âmbito das áreas logística, aerospacial, saúde, comércio e turismo, que estarão ligados em rede para permitir o acesso em tempo real a soluções, casos e experiências, independentemente da localização das empresas. 

 

O lançamento do laboratório dedicado à tecnologia industrial, que estará localizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, é da responsabilidade do Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC), e, à semelhança dos restantes laboratórios que integram o projecto, oferecerá serviços de formação, consultoria individual, simulações, eventos e conferências, entre outras actividades.

No âmbito do GAMELabsNET será ainda produzido um catálogo online das empresas envolvidas, tecnologias e boas práticas aplicáveis às organizações.

 

"A virtualização e monitorização de uma instalação industrial, ou o desenvolvimento de aplicações de simulação de cenários, assim como a criação de jogos sérios e plataformas ludificadas aplicáveis à formação de recursos humanos ou ao apoio à comercialização de produtos e serviços, são algumas das potencialidades da realidade aumentada e da realidade virtual, normalmente associadas ao jogos de diversão, que podem ser transportadas para a economia", destaca Eduarda Abrantes, professora na Licenciatura em Games and Multimedia da ESTG, responsável pela comunicação do GAMELabsNet PT, citada numa nota de imprensa.

Segundo a docente, "neste espaço poderão ser encontradas soluções inovadoras no âmbito da formação, e as empresas do sector que queiram beneficiar destes recursos tecnológicos terão a oportunidade de formar os seus colaboradores através de ferramentas de ludificação".

 

O GAMELabsNet assume assim o desafio de impulsionar a transformação digital de setores estratégicos da economia através tecnologias imersivas como a realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista.

O projecto pretende desenhar e implementar um modelo de centros de exposição de tecnologias de inteligência visual e de ludificação, abertos a uma rede de utilizadores, para prestar apoio à experimentação em casos reais e promover o uso destas tecnologias, mas também a formação de profissionais, refere ainda  a nota de imprensa do Politécnico.

O objectivo passa por criar um ecossistema de inovação, que contribua para a consolidação de startups e PME criando uma cadeia de valor baseada na cooperação com outras empresas para o desenvolvimento de uma oferta forte para toda a Europa.

 

"O grau de transformação digital na maioria dos sectores económicos da Europa do Sul mantém-se subdesenvolvido, o que afecta particularmente as pequenas e médias empresas que demonstram uma falta de conhecimento das soluções existentes e do impacto que estas soluções podem ter. Estas empresas não têm conhecimento da dimensão do investimento que isso pode representar para si", explica Glória Diaz, directora da Confederação Espanhola das Empresas de Informação, Comunicação e Tecnologias Eletrónicas (CONETIC), e porta-voz do projecto, citada no comunicado.

Segundo Glória Diaz, "estima-se que existam aproximadamente 500 empresas desta natureza entre Espanha, França e Portugal, que enfrentam grandes dificuldades para se tornarem visíveis no mercado".

"Através da rede GAMELabsNET, o nosso objectivo é torná-las visíveis, ao disponibilizar um espaço onde as suas soluções possam ser testadas e experimentadas, e onde possam ser estudados casos-modelo nos quais estas tecnologias foram aplicadas em diversos sectores. Desta forma, será possível democratizar estas tecnologias, tornando-as acessíveis a todas as empresas, e isso permitirá que possamos contribuir para a criação de uma indústria inteligente, inovadora e sustentável», acrescenta.

 

 

 

O projecto GAMELabsNET é financiado pelo programa Interreg Sudoe e resulta de uma parceria entre a Associação das Indústrias de Conhecimento e Tecnologia Aplicada do País Basco (GAIA), o Centro Espanhol de Logística (CEL) – Espanha, o Politécnico de Leiria – Portugal, a Câmara de Comércio e Indústria Pau Béarn, o Instituto Nacional Universitário Jean-François Champollion, e a Escola Superior de Tecnologias Industriais Avançadas (ESTIA) – França.

Integra ainda nove entidades colaboradoras, entre as quais se destacam o Politécnico de Leiria, o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), a Federação Espanhola das Indústrias Alimentares e de Bebidas (FIAB), a Associação Espanhola de Fornecedores da Indústria Automóvel (SERNAUTO), a Associação de Fabricantes de Máquinas (AFM), e a Associação de Empresas Bascas no Setor dos Videojogos (Basquegame).

 

Veja Também