Podcasts

PODCAST IEJ #1 “Como Funciona o teu corpo”

30 nov 2023 09:00

"Genes, Relógios Biológicos e Doença Metabólica"

Clique na imagem em cima para visualizar


Explorar horizontes


É com enorme entusiasmo que apresentamos o mais recente projeto da Academia de Escrita Criativa do Instituto Educativo do Juncal, em colaboração com os alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Comunicação-Marketing, Relações Públicas e Publicidade.

Dando continuidade ao bem-recebido Podcast IEJ, que teve início em 2021 e agora regressa com grande estilo, temos o prazer de lançar uma iniciativa mensal que promete explorar horizontes de maneira única.

A cada episódio iremos dinamizar um podcast envolvente, contando com a participação de especialistas no tema em destaque.

Essa experiência audiovisual será complementada posteriormente por um artigo jornalístico, proporcionando uma visão aprofundada do conteúdo discutido.

Estamos entusiasmados em anunciar que o nosso parceiro neste projeto é o respeitado JORNAL DE LEIRIA, que colaborará na divulgação tanto do podcast como do artigo junto da comunidade.

Acreditamos firmemente que esta colaboração resultará numa experiência enriquecedora para todos os envolvidos, promovendo o conhecimento e a conexão através das palavras.

Aguardem ansiosamente por cada episódio, onde mergulharemos em temas fascinantes, guiados pela paixão de escrever e comunicar.

Tânia Galeão, directora pedagógica do Instituto Educativo do Juncal

 

PODCAST IEJ #1 “Como Funciona o teu corpo”

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, a nossa escola teve o privilégio de receber duas investigadoras de renome na área da nutrição e do metabolismo: a Professora Maria Pedro Guarino, Professora Coordenadora do Politécnico de Leiria e Diretora do ciTechCare, e a Dra. Marlene Lages, Doutoranda na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. A sua visita especial encheu o nosso dia com eventos notáveis, destacando-se uma fascinante ação de formação sobre "Genes, Relógios Biológicos e Doença Metabólica".

O dia teve início com uma entrevista exclusiva para um podcast educativo, na qual as duas investigadoras partilharam os seus vastos conhecimentos sobre o metabolismo e a importância de manter uma alimentação equilibrada. Foi uma oportunidade importante para nós, estudantes, e para os nossos professores aprenderem diretamente com especialistas altamente competentes.

Posteriormente, as investigadoras conduziram uma sessão de formação direcionada aos docentes da escola, aprofundando temas como Genes, Relógios Biológicos e Doença Metabólica. Este conjunto de condições médicas inter-relacionadas tem um impacto significativo a nível global e em Portugal, aumentando o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, hipertensão e obesidade. Em Portugal, as taxas de síndrome metabólica têm vindo a aumentar, tornando esta formação particularmente relevante para todos nós na escola.

A abordagem à Crononutrição relaciona-se com o momento em que ingerimos os alimentos em relação ao nosso ritmo circadiano, influenciando o nosso metabolismo e a nossa saúde de uma forma geral. A sessão de formação proporcionou aos docentes uma compreensão mais aprofundada destes conceitos, que poderão ser partilhados connosco, alunos, promovendo a consciencialização sobre a importância de fazer escolhas alimentares saudáveis.

Num contexto mais amplo, o impacto da Síndrome Metabólica é global, afetando inúmeras vidas em todo o mundo. É fundamental reconhecer que as escolhas alimentares e o estilo de vida desempenham um papel crucial na prevenção e tratamento deste conjunto de condições. A Síndrome Metabólica não é apenas uma preocupação internacional, mas também uma realidade crescente em Portugal, sublinhando a urgência de ações e esforços para promover a saúde metabólica da nossa população.

À medida que a ciência continua a lançar luz sobre o complexo mundo do metabolismo e da nutrição, é imperativo que aproveitemos esse conhecimento para promover a saúde e o bem-estar de todos. As investigadoras que marcaram presença no nosso Dia Mundial da Alimentação proporcionaram-nos perspetivas valiosas sobre como atingir este objetivo. O conhecimento é poder, e com a educação e a sensibilização adequadas, podemos enfrentar de forma mais eficaz os desafios relacionados com a saúde metabólica e a nutrição.

A presença destas especialistas na nossa escola destaca a importância de trazer peritos e cientistas para o ambiente educacional. Esta prática não só enriquece o conhecimento dos nossos alunos, mas também inspira a próxima geração de cientistas e promove uma apreciação mais profunda da ciência e da investigação. A interação com especialistas no campo da nutrição e metabolismo mostra de forma tangível como a ciência pode ser aplicada para melhorar a saúde e a qualidade de vida. O conhecimento adquirido nestas experiências pode ter um impacto duradouro em jovens e adultos, capacitando-nos a tomar decisões mais informadas sobre a nossa saúde e bem-estar. É um claro aviso de que a educação é uma ferramenta poderosa para o progresso e o autodesenvolvimento, e que o conhecimento partilhado pode melhorar as vidas de todos nós.


Autor do texto: António Barbosa, 11.º ano do Curso de Técnico de Comunicação