Viver

Crossfade Memory. “Vou à procura da origem dos sons. É isso que me interessa: explorar memórias na electricidade”

14 jul 2023 18:04

Natural de Leiria, Pedro André é compositor residente no Museu da Cidade do Porto e actua sábado no Museu de Leiria, a convite da Fade In

crossfade-memory-vou-a-procura-da-origem-dos-sons-e-isso-que-me-interessa-explorar-memorias-na-electricidade
Depois de viver em Berlim, Pedro André fixou-se no Porto
DR

Conseguimos escutar o silêncio? A pergunta de Pedro André instala-se no projecto Crossfade Memory e no tema com 29 minutos e 48 segundos alojado na internet através da editora Parva Musica, do Porto, onde o artista, natural de Leiria e com raízes em Monte Real, há vários anos se encontra a viver e a trabalhar.

O título da obra – “e o silêncio tem som?” – já insinua a resposta: mesmo num espaço com grande isolamento acústico, existirá sempre algo para ouvir. “Nem que seja do nosso próprio coração”.

Crossfade Memory é, segundo o autor, um exercício de arqueologia acústica, em que Pedro André manipula sintetizadores e programas de edição para criar paisagens sonoras a partir de captações digitais e analógicas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ