Conteúdo Comercial

PME - Importância da Propriedade Intelectual no caminho para o mercado

18 fev 2022 15:41

Uma cooperação entre a EUIPO e o EPO levou à publicação de um estudo em 2021 que confirma a relação forte e positiva entre a posse de diferentes tipos de direitos de propriedade intelectual (PI) de uma empresa e o seu desempenho económico

pme-importancia-da-propriedade-intelectual-no-caminho-para-o-mercado

Seja desenvolvendo tecnologia internamente ou adquirindo-a de fontes externas, os direitos de PI têm um papel central a desempenhar na jornada de cada empresa para o mercado.

Existe, porém, um mito de que proteger a PI é exclusividade de grandes empresas e não é adequado para pequenas e médias empresas (PMEs).

No entanto, este estudo demonstrou que as PMEs que têm pelo menos um direito de propriedade intelectual têm 21% mais hipóteses de experienciar um período de crescimento, apesar de apenas 9% das PMEs analisadas (cerca de 127.000 em toda a Europa) possuírem pelo menos um dos três principais direitos de PI (patente, marca ou desenho).

Por outro lado, o número está próximo de 60% para grandes empresas, o que revela uma grande disparidade no uso de uma ferramenta de negócios tão valiosa.

Com efeito, sem direitos de PI, os investimentos feitos pelas empresas no desenvolvimento de novos produtos ou processos ficam em risco, já que ao não se apostar na proteção da inovação, está-se a viabilizar a sua apropriação por terceiros.

E no presente contexto empresarial que é altamente competitivo, essa abordagem fragiliza a posição de uma empresa, ao lhe retirar a possibilidade de obter a exclusividade de atuação no mercado que lhe permitiria exponenciar o retorno do investimento inicial, o que têm um impacto direto nos seus lucros: PMEs que possuem direitos de PI têm uma receita 68% maior por funcionário do que aquelas que não possuem direitos de PI.

Além disso, as PMEs que possuem uma combinação de patentes, marcas e desenhos registados geram 98% da receita por funcionário em comparação com empresas que não possuem nenhum dos três direitos de PI.

Contudo, esta correlação positiva entre a PI e o desempenho económico das empresas não deve ser interpretada como tendo um efeito causal direto, já que o mero registo de um direito de PI não é suficiente para desencadear esse crescimento, apesar de poder sinalizar uma maior capacidade de uma empresa para ter sucesso no seu processo de inovação.

A parceria com peritos em PI revela-se um ponto chave para se atingir esse sucesso, pois permite colmatar a falta de conhecimento que a maioria das PMEs revelam na identificação dos pontos importantes de novidade ou de utilidade dos seus desenvolvimentos e seleção das respetivas modalidades de proteção, que são aspetos vitais para uma estratégia de PI bem sucedida.

Com mais de 70 anos de existência, a J. Pereira da Cruz conta com uma equipa de peritos com uma vasta experiência em todas as vertentes da Propriedade Intelectual, representando uma importante mais-valia na definição e implementação da estratégia de proteção que melhor se adequa às características da inovação a ser desenvolvida por uma empresa.

Essa experiência permite que o investimento que se realizou nesta parceria possa ter um retorno significativo, não só em termos de concessão dos direitos de PI decorrentes da estratégia de proteção implementa, mas também para o futuro da empresa enquanto titular desses direitos.

Artigo publicado ao abrigo de uma parceria com a J. Pereira da Cruz