Viver

Palavra de Honra | A arte é a arma perfeita para combater as nossas frustrações

17 abr 2023 12:36

Leonel Mendrix, músico e arquitecto

palavra-de-honra-or-a-arte-e-a-arma-perfeita-para-combater-as-nossas-frustracoes

- Já não há paciência... para pessoas a destilar frustrações e ódio nas redes sociais, e políticos a confundirem entretenimento com cultura. Cultura essa que nos podia valorizar e fazer-nos evoluir, humanística e intelectualmente, como sociedade.

 - Detesto... quando condutores largam beatas de cigarro pelos veículos fora, detesto maldade, racismo, pessoas com a mania da superioridade e a simples valorização das pessoas pela profissão que exercem.

 - A ideia... de que a arte poderá trazer o sentido de união e harmonia para a humanidade em geral, a arma perfeita para combater as nossas frustrações. Acredito na arte como valorização individual e convivência em comunidade.

 - Questiono-me se... as injustiças, a fome e a pobreza alguma vez terão um fim...

 Adoro... ouvir música com tempo e dedicação exclusiva. Ouvir música tanto pode servir de introspecção, relaxamento, contemplação e, ao mesmo tempo, de um processo de desenvolvimento intelectual.

 - Lembro-me tantas vezes... da viagem que fiz à Irlanda e o impacto que aquela ilha provocou em mim. Também me lembro muitas vezes que ainda não fui aos Açores! (mas está quase).

 - Desejo secretamente... que o tempo voltasse atrás e que de alguma forma pudesse ter sido amigo do Scott Walker, conviver com ele nos acasos da vida normal do ser humano, e até ter gravado umas guitarras nos discos dele, e porque desejar não custa, ter produzido um álbum meu! 

 - Tenho saudades... de ter tempo exclusivo (nunca tive) para me dedicar à composição musical, de ir para o campo de milho que os meus pais e os meus avós semeavam quando eu era criança. Observar os circuitos de rega rústicos (que pareciam magia) que a minha mãe fazia. Ficar à sombra de uma árvore com o meu irmão, e fugirmos para o rio Arunca, onde encontrávamos peixes, insetos diferentes e lugares novos.

 - O medo que tive... de desiludir os meus pais, ao longo da vida com as minhas decisões "profissionais", que, apesar de toda a minha rebeldia, acho que no final de contas acabei a ser compreendido.

 - Sinto vergonha alheia... quando observo violência física ou verbal na rua.

 - O futuro... para mim está muito ligado ao presente, pois é o presente que o constrói, com ou sem plano traçado. Acredito sempre num futuro melhor todos os dias antes de adormecer, na ideia de que ao acordar na manhã seguinte é que vai ser bom, e com isso contagiar os que me são próximos! 

 - Se eu encontrar... a solução para resolver a situação catastrófica da TAP e definir de uma vez por todas o local do novo aeroporto, sois os primeiros a saber para publicarem neste jornal.

 - Prometo... reunir o maior dos esforços para ser um filho presente quando os meus pais forem mais velhinhos, pois merecem o melhor que há em mim. Devo-lhes a vida, que levo em constante aventura, muitas das vezes desconectada do que o "sistema" nos diz para fazer. E isso acredito que lhes custe mais do que à maioria dos pais.

 - Tenho orgulho... no esforço da geração dos meus pais (com eles inclusive, claro), em especial na minha mãe, que, apesar de todas as peripécias com a saúde, continua a mais forte e corajosa de todos cá em casa.