Sociedade
Ourém aprova projecto de requalificação da Capela de São Sebastião
Intervenção no edifício, actualmente em ruínas, e na zona envolvente custará cerca de 900 mil euros
Prometida há anos, a requalificação da Capela de São Sebastião, local onde terão pernoitado as tropas de D. Nuno Álvares Pereira em marcha para a Batalha de Aljubarrota, travada em 1385, vai avançar. A Câmara de Ourém aprovou, esta segunda-feira, o projecto de intervenção, que contemplará também os arranjos exteriores.
A intervenção tem um custo estimado em 900 mil euros, prevendo-se que o concurso da obra seja lançado em “Abril ou Maio” deste ano. Na mesma reunião, foi aprovado o projecto de execução da rotunda e variante de São Sebastião, em Atouguia, que incluirá o acesso à capela.
“É um imóvel que diz muito à população daquela zona e da Atouguia. Há muito que se fala na sua recuperação” que está agora mais perto de acontecer, afirmou o presidente da câmara, no final reunião de executivo, frisando que, com a requalificação da capela, o concelho ficará com “mais um ponto de atracção entre Fátima e Ourém, complementando a oferta turística da vila medieval”. Luís Albuquerque sublinhou ainda que, depois de recuperada, a capela funcionará “como espaço de visitação e não de oração”.
Além da requalificação do edifício, o projecto contempla o arranjo da zona envolvente, em terrenos adquiridos em tempos pelo município, onde se pretende criar estacionamento e instalações de apoio aos visitantes, incluindo casas de banho.
Em paralelo, o município procederá à melhoria do acesso ao local, com uma “nova solução rodoviária”, que inclui uma rotunda na estrada que liga Pinhel e São Sebastião e uma pequena variante que criará outra ligação à Atouguia. “Irá melhorar a fluidez do trânsito nesta zona e, em simultâneo, facilitar o acesso à Capela de São Sebastião, permitindo a sua utilização como mais um ponto de interesse turístico e cultural do concelho”, expõe Luís Albuquerque.
No site do monumentos.gov.pt, da Direcção-Geral do Património Cultural, a Capela de São Sebastião é identificada como uma construção de arquitectura maneirista, o que aponta para a sua edificação nos séculos XVII ou XVIII.
“Julga-se que estiveram neste templo as tropas de D. Nuno Álvares Pereira antes da batalha de Aljubarrota, o que levaria a sua construção para o século XiV, não tendo sido, todavia, encontrados documentos comprovativos de tal afirmação”, acrescenta a informação disponível naquele site, segundo a qual, “o brasão da capela encontra-se em Alenquer, enquanto que o púlpito se encontra na capela dos Touchinhos, freguesia de Alburitel”.