Viver

Ópera na Prisão volta à Gulbenkian e estreia o libretista Kellerman

30 mai 2021 11:40

Com reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens

opera-na-prisao-volta-a-gulbenkian-e-estreia-o-libretista-kellerman

O preconceito, a liberdade, o desinteresse em ouvir o outro, o direito à felicidade e a importância do sonho e da arte manifestam-se na estreia do escritor de Leiria Paulo Kellerman como libretista, com os reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, no contexto do projecto Ópera na Prisão – Traction, desenvolvido pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos em parceria com o Gran Teatre del Liceu de Barcelona e com a Irish National Opera, da Irlanda.

Os reclusos do EPL - Jovens regressam a Lisboa e ao palco da Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 2 e 3 de Junho, quarta e quinta-feira, para revelar a cena de ópera Nós. Vocês. Toda a gente – é o primeiro momento de partilha com o público no processo de co-criação comunitária da grande ópera a apresentar no próximo ano, concebida e ensaiada no Pavilhão Mozart, um centro de artes performativas no interior da prisão, em Leiria.

Com a ajuda de tecnologias digitais, os espectáculos de 2 e 3 de Junho vão acontecer a partir de diferentes espaços: alguns reclusos estarão no auditório 2 da Gulbenkian com músicos, o maestro principal, três solistas líricos, familiares e funcionários do EPL - Jovens que integram o coro, outros reclusos participam desde o Pavilhão Mozart, acompanhados por pianista e maestrina, e, explica Paulo Lameiro, coordenador, com David Ramy, do projecto Ópera na Prisão – Traction, são esperadas, também, intervenções do exterior.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ