Sociedade

Observatório do Alojamento Estudantil ajuda alunos a encontrar casa

5 jul 2020 11:38

Ferramenta online disponibiliza, em tempo real, informação validada sobre a oferta de alojamento disponível em cada concelho.

observatorio-do-alojamento-estudantil-ajuda-alunos-a-encontrar-casa
Alunos do ensino superior têm disponível plataforma para ajudar a encontrar alojamento
Ricardo Graça/Arquivo

Desde este sábado que está disponível o Observatório do Alojamento Estudantil, que permite auxiliar os alunos do ensino superior na procura de alojamento.

Com esta nova ferramenta, anunciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), as famílias passam a dispor, em tempo real, de informação validada sobre a oferta de alojamento disponível em cada concelho, incluindo aqueles em que a pressão imobiliária mais se faz sentir.

A análise da oferta privada de alojamento é feita através da recolha de fontes públicas de informação, tais como portais imobiliários e de agências do sector, num total de mais de 20 plataformas distintas, refere uma nota do MCTES.

O tratamento da informação baseia-se na recolha, diária, da oferta de alojamento privado, que se traduz neste momento em 13.541 quartos, distribuídos por 163 concelhos e 452 freguesias, informa ainda a tutela.

Para complementar a análise da oferta privada, é também apresentada a rede de residências públicas de estudantes, que engloba mais de 15 mil camas.

Tendência dos preços do alojamento estudantil nos últimos meses

Segundo os dados agregados pela plataforma à data de 1 de Julho de 2020, o MCTES adianta que desde Outubro de 2019, o preço médio dos quartos desceu 8,3% em Lisboa (de 382 euros para 350 euros), desceu 9,4% no Porto (de 306 euros para 277 euros) e desceu 24,6% em Braga (de 296 euros para 223 euros).

A oferta privada de alojamento para estudantes conta com 5.456 quartos em Lisboa, 1798 no Porto e 296 em Braga.

Está ainda prevista a introdução de novas funcionalidades no Observatório do Alojamento, nomeadamente a especificação da tipologia dos quartos disponíveis, aprofundamento da caracterização do alojamento e disponibilidade em tempo real de vagas nas residências públicas.

Assim, este novo instrumento servirá para apoiar os estudantes deslocados e suas famílias na procura de alojamento já no próximo ano lectivo de 2020/2021, com início das aulas presenciais em Setembro, nomeadamente promovendo a transparência do mercado, numa perspectiva de regulação informal que decorre exactamente da sua utilização.

Este projecto surge por iniciativa da área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior em parceria com a Alfredo Real Estate Analytics, uma startup portuguesa de Inteligência Artificial e Big Data focada no mercado imobiliário.

A plataforma surge também da colaboração de diferentes intervenientes no mundo académico, designadamente Associações de Estudantes e Serviços de Acção Social das Universidades e Instituto Politécnicos.

Metodologia usada no cálculo dos preços médios

O cálculo das estatísticas apresentadas é feito através de um processo encadeado de operações de modo a assegurar a melhor aproximação matemática dos valores reais de mercado, informa a mesma nota.

São identificadas as várias plataformas em que um determinado quarto está a ser promovido, identificando as duplicações, de modo a não enviesar as estatísticas e contagens da oferta e são eliminados todos os dados incorretos ou que tenham valores atípicos.

Todos estes procedimentos são executados diariamente de maneira a garantir que a informação está atualizada e representa, em tempo real, as condições de mercado.

 

Os números

173

euros é o custo médio de um quarto no concelho de Leiria. Em Setembro de 2019, o valor médio do alojamento rondava os 187 euros.
 
141
segundo a aplicação, existem 141 quartos disponíveis no concelho de Leiria