Sociedade

Novo pólo de Saúde do Louriçal inaugura esta sexta-feira

27 abr 2021 15:24

Adaptação das antigas instalações do antigo jardim-de-infância representou um investimento municipal de 630 mil euros

novo-polo-de-saude-do-lourical-inaugura-esta-sexta-feira
Equipamento era uma antiga ambição da população
DR

Na próxima sexta-feira, dia 30, pelas 16 horas, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, inaugura as novas instalações do pólo do Louriçal da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Vale do Arunca.

Em causa está um investimento municipal de 630 mil euros de adaptação  das antigas instalações do Jardim-de-Infância do Louriçal, de forma a respeitar os espaços e as áreas exigidas no programa funcional fornecido pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), salienta a Câmara em comunicado.

A remodelação incluiu criação de sala de atendimento ao público, sala de enfermagem, gabinetes médicos, zonas administrativas, zonas de apoio e zonas de espera e atendimento personalizados.

Quanto ao novo mobiliário, equipamento médico e informático instalado nas novas instalações, foi adquirido no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Centro 2020, numa cooperação entre o Município de Pombal e ARSC e de acordo com as orientações da Administração Central do Sistema de Saúde, realça a Autarquia.

Trata-se de um investimento total a rondar os 126 mil euros, em que a ARSC suportará a contrapartida financeira nacional do investimento, correspondente a 15% do investimento elegível e à despesa inelegível, até ao valor limite de cerca de 19 mil euros.

Desta forma, culmina “uma ambição antiga da Freguesia do Louriçal e da sua população”, nota o Município.

“O edifício agora disponibilizado à Administração Regional de Saúde do Centro pelo Município de Pombal, oferece melhores condições para os utentes e para os profissionais que ali exercerão funções, prestando os cuidados de saúde primários numa estrutura digna, moderna e acessível,  procurando dar resposta a todas as necessidades”, defende ainda.