Economia

Nazaré junta-se a Leiria e defende abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil

16 jan 2020 17:38

Em comunicado, o presidente do município, Walter Chicharro, defendeu, hoje, a abertura da BA5 para uso civil.

nazare-junta-se-a-leiria-e-defende-abertura-da-base-aerea-de-monte-real-a-aviacao-civil
Walter Chicharro promete todo o empenho e colaboração na busca de uma solução em Monte Real
Ricardo Graça

“Considero que a concretização deste projeto é fundamental para o desenvolvimento do turismo na região, bem como para o crescimento das exportações da mesma”.

O ministro Pedro Nuno Santos declarou a disponibilidade do Governo para ajudar a região na negociação com a Força Aérea para que a Base Aérea Monte Real possa receber aviões cíveis, sem comprometer a sua actual utilização militar.

“É uma reivindicação justa e possível de compatibilizar. Não há recusa da Força Aérea. Há trabalho para fazer”, disse, acrescentando que dado o interesse em investimento privado, “com mais vontade ficamos. Estamos disponíveis para trabalhar neste objetivo”, disse Pedro Nuno Santos, na segunda-feira, na Assembleia da República.

Chicharro, considera que “são, sem dúvida, boas notícias, para o concelho da Nazaré, bem como para toda a região. Esta disponibilidade vem, também, demonstrar, mais uma vez, que a intenção de alguns (poucos) autarcas de colocarem um aeroporto na região de Coimbra não serve os interesses do País nem da região Centro”.

O autarca da Nazaré manifesta, ainda, o seu agradecimento ao empenho de alguns autarcas do distrito nesta matéria, nomeadamente Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria. "Contem com todo o empenho e colaboração nesta luta pela região”.