Sociedade

Deputados do PSD questionam Governo sobre aviação civil na BA5

13 dez 2019 12:00

Sociais-democratas querem saber se o que disse António Costa sobre a importância de abrir a base aérea de Monte Real à aviação civil é “mesmo” para cumprir.

deputados-do-psd-questionam-governo-sobre-aviacao-civil-na-ba5

Os deputados do PSD eleitos por Leiria entregaram, esta quinta-feira, no Parlamento uma pergunta enviada ao Governo sobre as intenções do executivo em relação à abertura da Base Aérea de Monte Real (BA5) à aviação civil.

No documento, os sociais-democratas recordam as declarações proferidas em Setembro último, por António Costa, durante um comício de campanha eleitoral, realizado em Leiria. Na ocasião, o primeiro-ministro afirmou, na qualidade de candidato, que é “necessário e “faz sentido permitir o tráfego civil na Base Aérea de Monte Real para servir Leiria e a região”.

Para os eleitos do PSD, essas declarações foram “um reconhecimento, perante a população leiriense e os portugueses, que este é um projecto fundamental que deve ser concretizado”. Razão pela qual, questionam agora António Costa se a proclamação que fez “é para concretizar”, isto é, se “vai mesmo ser permitido o tráfego civil na Base Aérea de Monte Real”, ou foi “apenas mais uma promessa eleitoral que não terá qualquer resultado efectivo”. Querem ainda saber quando é que o Governo prevê a abertura da BA5 ao tráfego civil.

Na pergunta enviada ao executivo liderado por António Costa, os deputados do PSD frisam que o Centro é “a única região plano do País sem uma infra-estrutura aeroportuária que permita voos civis” e recordam que esta é uma pretensão há muito defendida por diversas entidades, tendo “em conta a importância e o impacto positivo que tal estrutura terá para vários municípios da região.

Os sociais-democratas notam que o projecto não trará “apenas vantagens para o turismo”, mas irá reflectir-se em “benefícios socio-económicos” para “toda a população” da região.