Abertura

Nadia regressou à Ucrânia: “Vive-se com a guerra à nossa volta”

24 fev 2023 09:30

Acolhida em Leiria logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia, escolheu voltar ao país de origem

nadia-regressou-a-ucrania-vive-se-com-a-guerra-a-nossa-volta
“Só queremos liberdade. Liberdade para viver na nossa própria casa, liberdade para sermos nós próprios”
DR

No grupo de 21 ucranianos que viajaram para Portugal integrados na primeira missão de resgate organizada pela Câmara Municipal de Leiria, também vinham Nadia, a irmã e a sobrinha, ainda adolescente.

Depois de viverem no estádio e na antiga escola primária da Martinela, as duas últimas voltaram à Ucrânia no Verão e mudaram-se, entretanto, para Inglaterra.

Nadia, que veio para Portugal proveniente de Kiev, através da fronteira com a Hungria, em Tiszabecs, também regressou à Ucrânia, onde permanece, agora a residir em Lviv, na região Oeste, perto da Polónia.

“Por estranho que soe, a Ucrânia vive! Escolas e jardins-de-infância estão a funcionar – se há um alerta, toda a gente vai para um abrigo. As lojas, os cafés, os restaurantes, os teatros e os cinemas estão abertos e tudo trabalha”, conta ao JORNAL DE LEIRIA.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ