Sociedade

Município de Leiria distingue personalidades e instituições

22 mai 2021 11:31

Município de Leiria homenageia, este sábado, 19 personalidades e instituições do concelho.

municipio-de-leiria-distingue-personalidades-e-instituicoes
Américo Bom foi homenageado a título póstumo como autarca (presidente da Junta de Amor) e empresário
Maria Anabela Silva

Decorre, esta manhã, as comemorações do Dia do Município de Leiria. Durante a sessão solene, que se realiza no Teatro José Lúcio da Silva, estão a ser entregues Medalhas de Mérito Municipal a 19 personalidades e instituições do concelho, algumas das quais a título póstumo.

Essas distinções visam reconhecer a acção de pessoas e entidades em prol do desenvolvimento e notoriedade do concelho de Leiria, bem como distinguir personalidade leirienses com um contributo relevante nas suas áreas de actividade primordiais.

 

São estas as distinções entregues:

Classe Serviços Relevantes

Grau Ouroao Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral e ao Centro Hospitalar de Leiria, "pelo inestimável contributo de todos os grupos profissionais que o integram nas ações de combate à pandemia Covid-19".

Grau Prata a Carlos Neto, "pelo seu trabalho mundialmente reconhecido em torno da motricidade humana, com particular ênfase no papel do brincar e do jogo no desenvolvimento das crianças" e para Dora Raquel Heleno Gaspar, "pelo seu percurso académico e profissional na defesa do ambiente, com destaque para a proteção da flora e da fauna do estuário do Sado, materializada na cooperativa Ocean Alive de que é cofundadora".

Grau Prata à Fundação Caixa Agrícola de Leiria, "pela relevância do seu contributo para a promoção cultural, educativa, artística, social e filantrópica do concelho" e a Maria Isabel Almeida Gonçalves, "pelo seu percurso de vida dedicado à defesa dos direitos humanos, com particular empenho na protecção das mulheres vítimas de violência doméstica e na luta pela igualdade de género".

Grau Cobre a Américo Bom, a título póstumo, pelo seu papel enquanto empresário e dinamizador do associativismo e desenvolvimento da Freguesia de Amor, na qual exercia funções de presidente da Junta de Freguesia aquando do seu falecimento inesperado.

Categoria Cultura

Grau Ouro à Associação Filarmónica Bidoeirense por ocasião da comemoração dos 100 anos da sua fundação, ao Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes, por ocasião da comemoração dos 75 anos da sua fundação, à Sociedade Filarmónica São Cristóvão, da Caranguejeira, por ocasião da comemoração dos 75 anos da sua fundação, e à Sociedade Filarmónica Senhor dos Aflitos, do Soutocico, por ocasião da comemoração dos 75 anos da sua fundação.

Grau Cobre a Raul Marques Pedrosa, a título póstumo, "pelo seu relevante contributo para o desenvolvimento do folclore e da cultura da região de Leiria, através do Rancho Folclórico Rosas da Alegria de Sismaria".

Categoria Desporto:

Grau Ouro ao Atlético Clube da Sismaria, por ocasião da comemoração dos 75 anos da sua fundação, a Carlos Manuel Vieira, a título póstumo, "pelo seu relevante desempenho enquanto promotor da prática desportiva, em particular do ciclismo, e pelo seu papel enquanto promotor do Concelho de Leiria em vários pontos do mundo".

Grau Prata a Auriol Dongmo, "pelo seu relevante desempenho desportivo". Radicada em Leiria, sagrou-se Campeã da Europa do lançamento do peso e irá representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

Grau Cobre a Carlos Alberto Carreira dos Santos, a título póstumo, "pelo seu contributo para o desenvolvimento do futebol local e nacional, enquanto membro dos órgãos da União Desportiva de Leiria e delegado da Liga Portugal".

Categoria Empresarial:

Grau Prata ao Grupo Beatriz Godinho, "pelo seu percurso empresarial de mais de quatro décadas, que tem dado grande contributo ao desenvolvimento do Concelho de Leiria e como reconhecimento do seu papel de relevo na vida quotidiana e na promoção da saúde dos leirienses".

Grau Prata à PRF – Gás, Tecnologia e Construção, SA, "pelo seu percurso empresarial de três décadas que tem dado grande contributo ao desenvolvimento do concelho de Leiria e como reconhecimento do seu papel de vanguarda, nomeadamente na investigação nacional do hidrogénio verde".

Grau Cobre à Sound Particles, SA, "como reconhecimento do seu trabalho ímpar de inovação tecnológica na engenharia de som, que a levou a um lugar de charneira mundial, possibilitando, entre outros, o trabalho directo com os principais estúdios de Hollywood".