Sociedade

Militantes e simpatizantes pedem demissão do presidente da concelhia de Leiria do PSD

29 nov 2022 19:48

Sociais-democratas vão enviar petição assinada por 150 pessoas a Luís Montenegro

militantes-e-simpatizantes-pedem-demissao-do-presidente-da-concelhia-de-leiria-do-psd
Grupo de sociais-democratas mostram-se descontentes com concelhia do PSD de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

A demissão do presidente da Comissão Concelhia de Secção de Leiria do PSD e de todo o órgão foi pedido hoje por um grupo de simpatizantes e militantes sociais-democratas, que discordam da “desunião” que consideram que está a ser provocada por José Augusto Santos.

Maria Manuela Carvalho, porta-voz do grupo, leu o documento, assinado por 150 militantes e simpatizantes, que explica a posição do grupo que, segundo afirma, integra pessoas das duas listas vencidas e da lista vencedora nas últimas eleições da concelhia.

“A bem do concelho de Leiria e das pessoas que aqui vivem e trabalham, a fim de poder haver uma verdadeira e nova concelhia que promova a união entre os militantes e simpatizantes e defendam o melhor para as pessoas deste concelho, exigimos a demissão do presidente e desta concelhia de Leiria do PSD”, referiu, ao explicar que o documento será agora enviado ao presidente do partido, Luís Montenegro, "para que tenha consciência do que se está a passar".

Segundo denunciam, em dez meses de mandato, a concelhia só realizou duas reuniões, “no final de Maio e no final de Outubro, não cumprindo os estatutos”.

Para o grupo de militantes, José Augusto Santos e o órgão que preside “não ouvem os militantes e não promovem debates sobre assuntos importantes para as pessoas do concelho de Leiria, como a falta de estacionamento, dificuldades no acesso aos cuidados de saúde, mau estado das vidas de circulação ou a população do rio Lis”.

“Esta concelhia não apresenta projecto para o concelho nem diz o que quer, o que é alvo de uma grande preocupação de todos”, acrescentou Maria Manuela Carvalho, que se fez acompanhar de alguns sociais-democratas, entre os quais dois dos três vereadores do PSD na Câmara de Leiria, Álvaro Madureira e Branca Matos.

O documento subscrito pelo grupo refere ainda que “José Augusto Santos e a sua comissão política, com medo de perder o poder nas próximas eleições internas, promove perseguições políticas a pessoas com provas dadas na defesa dos interesses das populações do concelho de Leiria, para as quais foram eleitas e no respeito do ideário e estatutos do partido”.

A posição deste grupo surge cerca de uma semana depois do presidente da concelhia retirar a confiança política ao vereador Álvaro Madureira.

Confrontado com o pedido de demissão de um grupo de sociais-democratas, José Augusto Santos afirmou ao JORNAL DE LEIRIA que "lamenta a vitimização que está a ser feita com recurso a mentiras descaradas”.

“O assunto será tratado no local próprio e pelos órgãos competentes do partido. Nunca o faria na praça pública ou num café”, sublinhou o presidente da concelhia.