Sociedade

Meirinhas oferece aos cidadãos horta de plantas aromáticas em ilha ecológica

15 nov 2022 11:31

Equipamento criado no âmbito da distinção EcoFreguesia atribuída a esta localidade do concelho de Pombal

meirinhas-oferece-aos-cidadaos-horta-de-ervas-aromaticas-em-ilha-ecologica
Equipamento está localizado na Travessa da Igreja
DR

A freguesia de Meirinhas, no concelho de Pombal, aproveitou a criação de uma ilha ecológica na Travessa da Igreja, para criar uma horta onde os cidadão poderão colher ervas aromáticas.

Alecrim, coentros, hortelã, manjericão, orégãos ou salsa fazem parte da lista deste equipamento cuja implantação final será no Largo da Igreja local, após intervenção de requalificação urbana do espaço.

João Pimpão, presidente da Junta, explica que este é um projecto-piloto "que associa a reciclagem à cultura de ervas aromáticas," numa iniciativa que "reinventa a colocação de ecopontos, tornando-os num centro de sustentabilidade", onde, além do uso como ponto de recolha de resíduos, potencie estes equipamentos com pequenas zonas de cultura biológica.

"Estamos cientes que este modelo poderá ser um contributo para requalificação do espaço urbano e para uma maior consciencialização da utilização destes espaços potenciando a sustentabilidade e limpeza em detrimento dos usos abusivos de depósitos desordenados de resíduos", explica.

A iniciativa acontece no âmbito da distinção EcoFreguesia, que a Associação Bandeira Azul da Europa tem atribuído às Meirinhas desde 2009.

A ilha ecológica foi criada num terreno cedido, a título de empréstimo, por particulares e teve o financiamento do Município de Pombal e contributos da empresa Construções Cancelinha, Lda.