Sociedade

Médicos obstetras do Centro Hospitalar de Leiria apresentam escusa de responsabilidade clínica

6 ago 2023 14:00

Clínicos dizem-se exaustos e apresentam números: em Julho, realizaram no CHL 242 partos e 1.476 admissões

medicos-obstetras-do-centro-hospitalar-de-leiria-apresentam-escusa-de-responsabilidade-clinica
Médicos enviaram uma carta com reivindicações à tutela
Jornal de Leiria/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Os médicos obstetras do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) apresentaram uma escusa de responsabilidade clínica devido ao "aumento muito significativo de afluência" ao serviço de urgência e do número de partos desde Junho, anunciou hoje o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Em comunicado enviado às redacções, o SIM afirma que a directora do serviço de Ginecologia/Obstetrícia enviou ao director-executivo do SNS, Fernando Araújo, um "alerta de escusa de responsabilidade clínica previamente endereçado à Ordem dos Médicos e pedido de ajuda para reforço da equipa de urgência", tendo em conta o actual cenário com que se confrontam desde o início de Junho.

Na carta, a responsável afirma que os médicos estão "esgotados" e que, em Julho, se realizaram no CHL 242 partos e 1.476 admissões, uma escalada face a Junho.

Em Junho, o CHL registou "um aumento muito significativo de afluência ao serviço de urgência e do número de partos, sem consentâneo ajustamento do número de elementos na equipa de urgência" devido ao alargamento da área de influência ao Centro Hospitalar do Oeste.

"Mais, alerto que volvidos quase dois meses, o cansaço é franco, com elementos prestadores a abandonar colaboração e médicos do serviço em fim de 'linha' para continuar a colaborar além dos limites legais, que já foram largamente ultrapassados e o que acarretaria o encerramento desta maternidade", afirma ainda na carta a directora do serviço Ginecologia/Obstetrícia do CHL, Andreia Antunes.