Saúde

Nova aplicação móvel do Centro Hospitalar de Leiria permite marcar consultas, exames e análises

23 jul 2023 17:46

Marcar presenças e pedir atestados e declarações é agora mais fácil

nova-aplicacao-movel-do-centro-hospitalar-de-leiria-permite-marcar-consultas-exames-e-analises

Os utentes do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) - unidades hospitalares de Leiria, Pombal e Alcobaça - já podem descarregar gratuitamente, através do Google Play e da App Store, a aplicação móvel MYCHL.

Após um registo inicial com o número de utente do Serviço Nacional de Saúde e com o número de telemóvel, através dela, podem realizar pedidos de remarcação de consultas, exames e análises, solicitar informação clínica e o Atestado de Incapacidade Multiusos.

Podem ainda obter declarações de presença, aceder aos agendamentos, fazer a admissão a consultas e exames, confirmar o estado do pedido de consulta e/ou exame e da lista de espera cirúrgica, consultar as taxas moderadoras em dívida e os tempos de espera, ter acesso a informação relativa à preparação de exames, consultar informações e notícias sobre a instituição, e preencher inquéritos de avaliação da satisfação.

"A app MYCHL tem como objectivo aproximar os utentes do CHL, tornando o contacto com as unidades hospitalares à distância de um clique. Novas funcionalidades, como pedidos de informação ou a sincronização de datas de agendamento com o calendário do utente, ou ainda, no dia da consulta informar através da app que já se encontra no hospital, constituem novas experiências disponíveis para os utentes do CHL e que visam essencialmente simplificar o acesso ao hospital", explica Ana Valentim, directora do Serviço de Gestão de Doentes do CHL.

Já Licínio de Carvalho, presidente do CHL, destaca que se trata de "mais um passo que damos na transformação digital, na modernização e desmaterialização administrativa dos nossos serviços, simplificando as interações com os utentes."

A app MYCHL integra a “Plataforma Integrada de colaboração entre profissionais e utentes”, que prevê a reorganização do atendimento e da interacção com a população, através da promoção do uso das TIC, alinhado com a estratégia TIC do Ministério da Saúde.

Foi financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, com o montante total elegível de 715.375,00 euros, dos quais 608.068,75 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A aplicação representa um investimento de 30.750 euros, incluído no montante financiado.