Saúde

Marinha Grande manifestou-se hoje pelo fim dos "pensos rápidos" na saúde do concelho

22 set 2022 19:21

Câmara, comissão de utentes e população uniu-se esta tarde junto ao Centro de Saúde

marinha-grande-manifestou-se-hoje-pelo-fim-dos-pensos-rapidos-na-saude-do-concelho
.
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

A Comissão de Utentes em Defesa do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 Horas da Marinha Grande manifestou-se esta tarde, em frente ao Centro de Saúde da cidade, protestado contra o que diz ser o mau funcionamento deste serviço, cujas condições, aponta, se têm degrado ao longo dos anos.

A iniciativa foi apoiada pelas várias forças políticas representadas na câmara e mobilizou centenas de pessoas.

Tal como Luís Guerra Marques, da Comissão de Utentes, também Ana Laura Baridó, vereadora da Saúde, entende que deve ser criado um Serviço de Urgência Básico (SUB) na Marinha Grande, que venha criar melhores condições e substituir o SAP.

No entanto, até lá, é preciso continuar a sensibilizar também as entidades competentes para a necessidade de garantir a "manutenção em permanência e com qualidade" da estrutura existente, notaram.

"Da maneira que está, o SAP não está bem e não é seguro para a população", frisou a autarca, para quem é preciso "deixar de ter pensos rápidos na Marinha Grande".

Desta reunião resultou uma moção, que, entre outros pontos, reivindica a criação de um SUB na Marinha Grande, documento a enviar a várias entidades, entre as quais: presidente da Câmara da Marinha Grande, Ministério da Saúde, ARS do Centro, ACES Pinhal Litoral e Centro Hospitalar de Leiria.