Sociedade

Marinha Grande aprova primeira revisão da Carta Educativa

14 ago 2023 12:27

Documento integra o processo de revisão do PDM

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Reabilitar escolas e construir centros escolares fazem parte do plano
Daniela Franco Sousa/arquivo

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, na sua última reunião, na semana passada, a primeira revisão da Carta Educativa, que será submetida na plataforma informática do Ministério da Educação, denominada “Sistema de Avaliação das Cartas Educativas”, com vista à emissão da Pronúncia Final.

Segundo a autarquia, "o documento integra o processo de revisão do PDM – Plano Director Municipal da Marinha Grande e decorre da necessidade de assegurar a adequação da rede de estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino básico e secundário, para que, em cada momento, as ofertas educativas e formativas disponíveis a nível municipal respondam à procura efectiva existente".

A vereadora da Educação, Ana Alves Monteiro, salientou que “a Carta Educativa é um instrumento de planeamento e ordenamento prospectivo daquilo que se pretende fazer ao nível da reorganização dos equipamentos educativos, face ao desenvolvimento demográfico e socioeconómico do município”.

Apresenta a visão para a programação da rede de equipamentos educativos, que procura incorporar os princípios do planeamento estratégico no sector da educação. O documento “contempla um modelo misto ao nível do pré-escolar e do 1.º ciclo, em que vamos manter algumas escolas unitárias, pelo seu bom estado de conservação, ao mesmo tempo que criaremos centros escolares, uns construídos de raiz e outros que resultarão de reabilitações e ampliações, visando a modernização de edifícios existentes", acrescentou.

Ana Alves Monteiro registou ainda com apreço todos os contributos dados pela comunidade educativa, em particular pelos representantes dos diversos estabelecimentos de ensino e formação, incluindo do ensino superior.

"Pretende-se que este instrumento de planeamento reflicta novas formas de pensar o território educativo, que considere a coesão, a partilha intermunicipal, o capital humano, o desenvolvimento tecnológico e digital (território smart), o sustentável (território slow), a inclusão e a diversidade", prossegue a autarquia.

Segundo a carta, nos últimos anos, "temos vindo a assistir a uma estabilização do número de estabelecimentos de educação e ensino, existindo actualmente, de acordo com os dados da Câmara Municipal da Marinha Grande, um total de 63 estabelecimentos de ensino e formação, públicos e privados, incluindo um estabelecimento de ensino especial, um estabelecimento de ensino artístico, um estabelecimento e um centro de investigação de ensino superior, uma escola e um centro de formação profissional".

A construção de uma política educativa municipal “deve ser operacionalizada com a participação, o envolvimento e a implicação dos vários agentes e actores educativos. O planeamento participado deverá assumir-se como orientação metodológica imprescindível, dado o objectivo final em impulsionar um processo de mudança colectiva, baseado na construção partilhada de um plano de acção”. Este documento é disto reflexo, como refere o presidente da câmara, na apreciação global do documento, que foi aprovado por unanimidade pelo executivo.