Sociedade

Marcelo estará amanhã, em Leiria, para funeral de Jorge Jardim, piloto que faleceu no Gerês

10 ago 2020 10:54

Presidente lamenta o elevado número de operacionais que foram "vítimas mortais e outros que tiveram ferimentos", este ano

marcelo-vem-a-leiria-ao-funeral-de-jorge-jardim-piloto-que-faleceu-no-geres-a-combater-incendio-no-parque-nacional
Marcelo irá a Leiria ao funeral de Jorge Jardim
DR
Redacção/Agência Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa confirmou que estará presente no funeral de Jorge Jardim, o piloto do avião de combate a fogos que se despenhou no sábado na Galiza, no Parque da Peneda-Gerês, e que era de Leiria.

Fonte do Aeroclube de Leiria revelou que as cerimónias fúnebres seguidas de cremação estão marcadas para amanhã, dia 11 de Agosto, pelas 14 horas, no Cemitério de Leiria, onde o corpo, que será transladado de Vigo, na Galiza, até à cidade do Lis, deverá chegar ainda hoje, dia 10, pelas 18 horas.

"Tenho transmitido nos funerais das vítimas aos seus familiares aquilo que está no coração do povo português e farei o mesmo relativamente à vítima que está a ter transladada de Vigo para Leiria, não os esquecemos", afirmou o Presidente da República, durante uma visita a Silves, no Algarve.

O Presidente da República enalteceu o trabalho dos bombeiros e da Protecção Civil no combate às "ignições simultâneas por todo o continente, dificultando a concentração de meios", concluindo que o esforço se tem reflectido na "ausência de vítimas" nas populações e de danos nas povoações.

Marcelo lamentou o elevado número de operacionais que foram "vítimas mortais e outros que tiveram ferimentos", este ano.

O Presidente da República alertou ainda para o facto de "poder haver" fogos florestais "até ao final de Outubro", sendo que os meses que passaram "representam menos de metade dos que ainda faltam", sendo, por isso, "sensata" toda a precaução.

Jorge Jardim, 65 anos

Jorge Jardim, de 65 anos, perdeu a vida no Parque da Peneda-Gerês, após uma manobra de reabastecimento de água na Barragem do Alto Lindoso.

O avião que pilotava, um Canadair de combate a incêndios, despenhou-se, a cerca de dois quilómetros da fronteira com a Galiza, já no lado espanhol.

Nascido em Maputo, Moçambique, foi director da Escola de Pilotagem do Aeroclube de Leiria, e actualmente, era examinador de candidatos a piloto.

Casou em Leiria e fixou-se na cidade, há décadas.